Autor: Laercio Azzi
CONCEITOS BÁSICOS: Muitas pessoas rejeitam e não acreditam na bíblia sagrada devido a “aparentes contradições ou conflitos” entre versículos contidos nela.
Essa descrença abre oportunidades para o surgimento de seitas e heresias no ambiente cristão, proporcionando assim, a vinda do anti-cristo que se diz o Cristo, operando grandes sinais, prodígios, milagres e maravilhas (2ºTs 2:9 a 12; Ap 13:12; Dt 13:1 a 3 ).
A pessoa que crê: em um único deus é chamada monoteista, em dois deuses é biteista, em três deuses é triteista e de quatro acima é politeísta e quem não crê é chamada ateu. Os judeus e cristão crêem no mesmo deus [YeoHWaH salvador = Yeshua = Jesus] e são monoteistas. Os muçulmanos também são monoteista, porem o deus deles é diferente dos cristãos. Os hindus são politeístas com milhares de deuses.
A palavra hebraica “Messias” é o mesmo que a grega “Cristo” que significa “Ungido” ou “Empossado”. Então Jesus Cristo Cordeiro é o mesmo que Jesus Ungido Cordeiro ou Jesus Empossado Cordeiro. Jesus Cristo Sumo Sacerdote é o mesmo que Jesus Ungido Sumo Sacerdote ou Jesus Empossado Sumo Sacerdote. Jesus Cristo Rei é o mesmo que Jesus Ungido Rei ou Jesus Empossado Rei e assim por diante.
A palavra grega “cristão” significa pequeno cristo ou pequeno ungido ou pequeno empossado. Os apóstolos eram chamados de cristãos porque eram empossados de porções relativas ao Espirito de Jesus, a gosto de Deus.
OS SETE ESPIRITOS DE DEUS
(Ap 1: 4; Ap 3: 1)
Como o homem é a imagem e semelhança de Deus, então vamos encontrar os sete espíritos do homem no homem.
O homem adquire vários títulos, unções ou ministérios, no seu dia a dia e ao longo de sua vida, por exemplo: Quando ele nasce ele recebe o titulo de filho e quando exercitado esse titulo, ele é ungido na porção relativa ao espirito de filho. Quando ele vai para a escola ele recebe o titulo de estudante e quando exercitado esse titulo, ele é ungido na porção relativa ao espirito de estudante. Quando ele se casa recebe o titulo de marido, quando exercido esse titulo, ele é ungido na porção relativa ao espirito de marido.
Da mesma forma acontece quando ele ganha os títulos de pai, sogro, avó , pastor, empregado, motorista, patrão, governador, rei, deputado, vereador, prefeito, etc. Ora a palavra “ungido” é o mesmo que “empossado”.
O homem não consegue assumir e exercitar dois ou mais ministérios ao mesmo tempo, por exemplo: ele não consegue exercitar os ministérios de empregado, pai e marido ao mesmo tempo, se ele der atenção ao filho, não conseguira dar atenção a esposa ao mesmo tempo, e muito menos com a atividade de empregado, é necessário que ele exerça um ministério de cada vez, porque ele vive em função do tempo e do espaço.
Se eu somar todas as porções, de espíritos relativos, ungidas ao longo da vida desse homem, eu vou obter a plenitude total do espirito desse homem, então, eu digo que esse homem tem “sete espíritos”, pois, o numero sete, biblicamente, simboliza a plenitude total de alguma coisa, que no caso seria o espirito desse homem.
Quando o “homem empregado” se aposenta ele encerra o seu ministério de empregado, então, o “homem empregado” morreu, mas, o “homem ser humano” ainda vive e ele pode ressuscitar o “homem empregado apenas voltando a trabalhar novamente.
Quando a mulher do homem morre o “homem marido” morre junto, mas, o “homem ser humano ” ainda vive e pode ressuscitar o “homem marido casando-se novamente, e assim sucessivamente.
Então o “homem ser humano” é a fonte [Pai, origem] de varias personalidades [filhos] expostas ao longo da vida desse homem.
Deus, “a gêneses composta”, não vive em função do tempo e nem do espaço porque ambos foram criados por ele e se curvam diante dele, porisso, ele pode manifestar-se na plenitude total de seu Espirito, ou seja com os “sete Espíritos” (Ap 1: 4; Ap 3: 1) cheio de gloria como apareceu a João (Ap 1: 13 a 18), a Daniel (Dn 10: 4 a 10) e a outros.
Deus também pode manifestar-se encarnado dentro dos moldes humanos, tornando-se semelhante ao homem, como fez com Abraão (Gn 18), como fez com Josué (Js 5:13 a 15) e também pode manifestar-se na forma de um anjo como fez com Moisés (Ex 3:1 a 6), porque ele é Deus e tudo pode, Ele é ilimitado, caso ao contrario Deus seria impotente e deixaria de ser o Todo Poderoso.
Ora uma pessoa adulta para evangelizar uma criança, por exemplo de três anos, é necessário que a sua palavra esvazie-se de si mesma a ponto de entrar dentro dos limites de compreensão da criança.
Então Jesus, a Palavra de Deus que é Deus (Jo 1:1), subsistindo em forma de Deus, ele não julgou como usurpado, ou seja, roubado por alguém, a sua deidade que o fazia igual a Deus (Fp 2:6), antes, esvaziou-se, espontaneamente, de sua igualdade como Deus (Jo 5: 18) e entrou dentro dos limites de compreensão do homem tornando-se semelhante ao homem e reconhecido em figura humana (Fp 2: 7 a 11) a ponto de se declarar menor que sua fonte (Jo 14: 28) e até menor que os anjos (Hb 2:7).
Jesus, como homem, nasceu, cresceu, estudou as escrituras, adquiriu novamente a sabedoria e força (Lc 2: 39, 40), viveu e morreu conforme a lei.
A plenitude total da Divindade, que habita, corporalmente, em Jesus (Cl 2:9), que é, biblicamente, simbolizada pelo numero sete (Ap 1:4; 3:1), foi fragmentada em varias porções ou ministérios, [por exemplo: 7=1+1+1+1+1+1+1], com o propósito de Jesus se manifestar, dentro dos limites de compreensão do homem, em ministérios específicos ao longo de sua existência terrena, expressando pouco a pouco, de porção em porção, sua igualdade como Deus (Hb 1:3; Cl 1:15; Fp 2:6) para que o homem viesse a conhecer, compreender, religar e comungar com Elohim [Deus trino], a gêneses composta (Jo 14:9).
Logo Ele foi sendo cheio, integrado sucessivamente, ungido ou empossado [cristo], nas ocasiões, com varias porções [ministérios] relativas de Espirito de Deus, até atingir, novamente, a plenitude integral de seu Espirito e gloria, que ele tinha junto ao Pai antes da criação (Jo 17: 5).
O Espirito de Jesus [YeoHWaH salvador = YesHua] é o Espirito Santo de Deus (At 16: 6 e 7; Gl 4: 6; Ap 1: 17, 18; Ap 2: 7, 17, 29; Ap 3: 6, 13, 22; Ap 22: 17 ) que também é o Espirito do Pai (Mt 10:20).
A bíblia sagrada revela, gradativamente, Jesus sendo empossado ou ungido [cristo] em vários ministérios, integrando as porções relativas ao Espirito de: Siloé [o enviado ou anjo] (Jo 9: 7; Jo 13: 16), (o nosso irmão primogênito porque ressuscitou primeiro entre os mortos, então Ele tem a primazia por lei (Rm 8: 29; Cl 1: 15 a 18), o profeta (Jo 4: 19), a porta (Jo 10: 9) o esposo (Ap 19: 7; Jo 3: 29), o supremo Pastor (1ºPe 5: 4), o YeoHWaH Salvador (Tt 1: 4; Tt 2: 13; 2ºPe 1: 1; 2ºTm 1: 10; Fp 3: 20; Is 43: 3 e 11; Is 45: 15), o cordeiro de Deus (Jo 1: 29), o sumo sacerdote e apostolo (Hb 3: 1; Hb 5: 10), o advogado (1ºJo 2: 1), o mediador e homem (1ºTm 2: 5), o Senhor e Mestre (Jo 13: 14; Lc 18: 18 e 19), o Senhor e Rei (Ap 19: 16), o pecado (2ªCo 5: 21), o maldito porisso o pai o abandonou (Dt 21: 23; Gl 3: 13; 1ºPe 2: 24; Mt 27: 46), o anjo ou mensageiro (Êx 3: 2 a 6), o caminho, a verdade e a vida (Jo 14: 6), a ressurreição (Jo 11: 25), a luz (Jo 9: 5), o pão espiritual (Jo 6: 35), o juiz ou palavra que julga (Jo 5: 22; Jo 12:48), o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Príncipe da Paz, Pai da eternidade (Is 9: 6), a água da vida (Ap 22: 16 e 17), o poder legislativo, judiciário e executivo/El shad-dai (Is 33: 22; compare Is 63: 2 a 6 com Ap 19: 11 a 16), o YeoHWaH provedor/Jire (Jo 14: 14), o YeoHWaH que cura/Rafa (Jo 9: 18), o YeoHWaH dos exércitos/Sabaote (Ap 19: 14), o YeoHWaH da paz/Shalom (Jo 14: 27), etc.
Então concluímos, e esta escrito, que dentro de Jesus habita, corporalmente, toda a plenitude dos ministérios da Divindade (Cl 2:9).
Faça um comentário