Autor: Antonio Carlos Barro
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4: 18).
A estrada que nós caminhamos não é uma estrada rumo ao desconhecido. Esse já é um fato animador se pensarmos que o futuro é quase sempre temido por suas incertezas. Digitando a palavra “futuro” no site de buscas descobri que ela aparece 16.400.000 vezes. Essa palavra suscita muitas coisas. Existe, por exemplo, o Projeto da Escola do Futuro da USP, a Casa do Futuro, as profissões de futuro, a geração futuro, a história do futuro e até mesmo o aprendiz do futuro.
Esse último projeto chamado “aprendiz do futuro” me fez pensar no cristão do futuro.
A igreja é formadora de pessoas que pertencem não somente ao presente, mas também e principalmente ao futuro. Nas palavras finais de Cristo ele anunciou que estaria preparando para nós uma casa ao lado do Pai. Quando tudo estiver pronto, ele voltará e nos levara para aquele lugar. No dizer do Apóstolo Paulo, nós estaremos para sempre com Cristo na eternidade. Portanto, o ensino da igreja não se limita apenas a este mundo ou às coisas desta vida. A igreja prepara cidadãos do futuro, ou seja: aprendizes do futuro.
É necessário dizer que se somos do futuro, o futuro não pode ser apenas uma vaga idéia que nutrimos no pensamento. O futuro é concreto e ele tem marcas distintas. Se somos do futuro, o futuro deve modelar e nortear o nosso presente. Se vamos morar com Cristo na casa do Pai por toda a eternidade, é preciso praticar hoje os valores normativos dessa casa. É muito estranho alguém desejar morar com o Pai por toda a eternidade e não ter vontade de fazer a vontade dele já aqui na Terra!
Esse aprendizado do futuro hoje é muito importante especialmente para as pessoas que não têm esperança quanto ao futuro. Pessoas hoje estão morrendo sem nenhuma esperança e passaram toda a eternidade condenadas e ausentes da casa do Pai. Como tornar conhecido a elas que na casa do Pai tem muitas moradas? Eu e você que vamos morar naquele lugar, precisamos manifestar com amor e bondade as virtudes do Pai.
Que neste ano de 2005 você seja um aprendiz do futuro.
Faça um comentário