Ambicioso como Ló ou realizado como Abraão?

Autor: Elias Teodoro




"Disse Abraão a Ló, seu sobrinho, não devemos brigar entre nós nem os pastores dos nossos rebanhos. Somos parentes. Não está a terra a nossa frente? Cada um escolha hoje para onde quiser ir. Você pode escolher. E Ló olhou e viu a lindas campinas do Jordão, perto de Sodoma e Gomorra, antes da destruição. E escolheu essa região que era tão linda aos olhos. E se separaram naquele dia um do outro. E Abraão ficou em Canaã. Ora os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores diante do nosso Deus" (Gênesis 13.8-13)
Há pessoas na vida que não desejam nada, não projetam nada, não fazem nada, porque não tem um mínimo de ambição, de desejo de conquistar e lutar pelo que sonham. Isso é uma coisa. Uma fraqueza. Há outros porém , que são pura ambição e tudo que fazem querem mais e mais e nunca se contentam com nada e tem os olhos sempre grandes para o que é do outro e pensam em prejudicar o outro para subir na vida, mesmo que seja contra o seu parente ou seus pais. Essas pessoas não sabem nada de cidadania e serão assim também contra sua cidade, seu Estado ou país.

As pessoas se esquecem que tudo isso é contra o espírito de Deus cuja natureza excessivamente bondosa não se dá com inveja, ambição e não é isso que Deus quer de nós. A vida é como uma Escola, uns vivem e aprendem e mudam a si e os outros. Outros , não aprendem por mais que vivam. E passam pela vida sem deixar saudades para ninguém que está ao seu lado. A Bíblia é rica de ensinos assim para o viver diário. Há diversos personagens bíblicos que se encaixariam muito bem aqui, mas eu estou falando hoje de Abraão e Ló. Tio e sobrinho. Abraão se tornou um monumento de fé e Ló símbolo do relaxamento espiritual, distância de Deus e nem debaixo da benção do seu tio, soube valorizar. Abraão orava por Ele e sua família enquanto ele desfrutava dos prazeres que a vida podia lhe dar em Sodoma e Gomorra.

Na hora de escolher já valeu quem tinha bom senso, que foi Abraão, que buscou o diálogo, alem disso foi Abraão quem disse : "A terra está diante de nós, se você for para a esquerda eu vou para a direita e vice versa. Não vamos brigar. Nós somos parentes". Como as famílias hoje precisam de tios assim e de exortar sobrinhos como Ló. Ele era pura ambição. Estava com os olhos em Sodoma. Morou perto. Foi se chegando. Até se tornar influente naquela cidade, um juiz. Mas jamais aprendeu a respeitar e ser respeitado. A mostrar Deus na sua vida com o que cria e fazia. Ele teve todo tempo para fazer isso e não fez. Foi uma negação. Qualquer um de nós terá muito que falar de Abraão e pouco de Ló. E olha que Abraão não era perfeito. Ele fez das suas também. Ninguém é perfeito. Mas isso não nos dá o direito de sermos ambiciosos, corruptos, amantes da mentira e não da verdade. Ficar longe de Deus e sermos uma nulidade na vida.

Pense nisto hoje e viva melhor a vida. Faça a paz e não a guerra.

É o que desejo a você e sua família em nome de Jesus. Amém

visite. www.sermao.com.br


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*