Autor: Rick Warren
Por que será que o tempo se arrasta quando queremos que ele passe rapidamente e voa quando precisamos que ele demore mais? Definitivamente o tempo não é muito cooperativo. Ainda assim, o tempo é o grande “igualador”: todos nós possuímos a mesma quantidade.
A diferença entre pessoas comuns e as bem-sucedidas é que estas administram seu tempo sabiamente. Ao invés de desperdiçar ou gastar tempo, elas o investem. Extraem o máximo de cada momento. Como está escrito na Bíblia: Sejam sábios no procedimento… aproveitem ao máximo todas as oportunidades (Colossenses 4.5).
Neste século XXI as pessoas estão compreendendo que tempo é mais importante que dinheiro. Dinheiro é recurso renovável: sempre haverá onde conseguir mais. Ao contrário do dinheiro, tempo é recurso limitado. Você tem apenas uma porção de tempo para sua vida. Quando for usada, acabou-se!
Seu tempo é sua vida. Ao dar seu dinheiro a alguém, você estará dando algo que pode ser substituído. Mas quando dá seu tempo, deu parte de sua vida. Pensando nestes termos compreende-se que administração do tempo é, na verdade, administração da vida.
A Bíblia tem o seguinte a dizer sobre isso:Vivam com o devido senso de responsabilidade… como pessoas que conhecem o significado da vida… Façam o melhor uso do seu tempo. Não sejam indecisos, mas agarrem firmemente o que saibam ser a vontade de Deus (Efésios 5.15-17). Eu resumo estes versículos da seguinte maneira:
. Analise seu estilo de vida! Saiba para onde está indo o seu tempo. Você o está investindo para colher dividendos futuros, ou o está desperdiçando, perdendo-o para sempre?
. Utilize o presente! Extraia o máximo do momento presente, usando-o para obter o melhor benefício. Procrastinação é hábito muito dispendioso e totalmente improdutivo. O que você deixa para amanhã pode nunca ser feito, se surgirem outras questões mais prementes para tumultuar sua agenda.
. Reconheça o que é importante! Concentre seu foco em prioridades duradouras. Isto não quer dizer apenas evitar as coisas erradas. Existem muitas coisas que podemos fazer e são boas.
Será, porém, que não existem coisas melhores para serem feitas, que talvez ninguém mais possa fazer?
Uma pergunta para você pensar em seu trabalho durante esta semana: quanto do que você está fazendo hoje será relevante daqui a 10 anos? E daqui a 50 anos? E na eternidade? A Bíblia diz que Deus numera os nossos dias e, se isso for verdade, temos exatamente o tempo necessário para cumprir Seu plano para nós. Se não pudermos completá-lo, isso quer dizer que estamos fazendo coisas que Deus não planejou que fizéssemos, ou estamos fazendo coisas certas do modo errado.
Faça um comentário