Autor: Gutierres Siqueira
Nesse início de 2009, há duas músicas que não agüento mais ouvir nos cultos dominicais. O primeiro cântico é o famoso Sabor de Mel, do compositor Agailton Silva e interpretada pela cantora Damares. O segundo cântico é Faz um Milagre em Mim, do compositor e intérprete Regis Danese. Hoje, o culto dito pentecostal que uma dessas duas músicas não é cantada, tornou-se uma raridade. Recheadas de triunfalismo e pitadas de auto-ajuda, principalmente a primeira, esse tipo de mensagem faz um tremendo sucesso no mundo gospel e nos púlpitos brasileiros.
Escrevo esse texto não para comentar sobre triunfalismo, pois há poucos dias já escrevi sobre esse tema. Faço agora uma observação sobre o trecho da música Sabor de Mel que é comum em muitas composições evangélicas. Leia atentamente o trecho que quero comentar:
Quem te viu passar na prova/ E não te ajudou/ Quando ver você na benção/ Vão se arrepender/ Vai estar entre a platéia/ E você no palco/ Vai olhar e ver/ Jesus brilhando em você/ Quem sabe no teu pensamento/ Você vai dize/ Meu Deus como vale a pena/ A gente ser fiel/ Na verdade a minha prova/ Tinha um gosto amargo/ Mas minha vitória hoje / Tem sabor de mel. (Grifo meu)
Se você observou, viu uma pitada de vingança nas palavras dessa composição. Ora, isso é muito comum na musicalidade pentecostal e nos ditos “hinos” de fogo e motivação. O desejo da bênção está condicionado no prazer de “passar na cara” do ímpio que Deus estendeu a vitória. Nada mais pagão e menos cristão! Como fica toda a mensagem de Cristo na lógica da vingança?
A mesma lógica antibíblica está presente em muitas pregações. Testemunhos (ou seriam tristesmunhos?) estão ensinando o prazer da vingança mediante as bênçãos de Deus. Certamente essas “bênçãos” vingativas não advêm dO Deus cristão, mas sim de algum ídolo pagão.
nao concordo muito nao, lembrando de jose, que foi muito maltratado, ferido, abandonado pela familia, sofreu e aprendeu no mundo sozinho. e Deus honrou , e lhe deu vitoria em tudo.
e quando ele reencontrou seus irmaos algozes, ele deu tudo , perdoou, mas primeiro fez-lha passar uma grande tormenta com gosto de vingança. e nem por isso Deus lhe condenou ou castigou.
nao devemos, nos vingar, porque temos que ser melhores. Jesus, ensinou o perdao. mas dizer que nao e biblico, desculpe e um absurdo.
e nao me venha com essa que e “antigo testamento, tempo da lei”, por que vao ai, so algumas referencias BIBLICAS. dentre outras.
proverbios cap. 23, e vers. 10,11
naum cap. 1, e vers. 2, 3
hebreus cap. 10, e vers. 30,31