A vingança pelas bênçãos!

Autor: Gutierres Siqueira
Nesse início de 2009, há duas músicas que não agüento mais ouvir nos cultos dominicais. O primeiro cântico é o famoso Sabor de Mel, do compositor Agailton Silva e interpretada pela cantora Damares. O segundo cântico é Faz um Milagre em Mim, do compositor e intérprete Regis Danese. Hoje, o culto dito pentecostal que uma dessas duas músicas não é cantada, tornou-se uma raridade. Recheadas de triunfalismo e pitadas de auto-ajuda, principalmente a primeira, esse tipo de mensagem faz um tremendo sucesso no mundo gospel e nos púlpitos brasileiros.
Escrevo esse texto não para comentar sobre triunfalismo, pois há poucos dias já escrevi sobre esse tema. Faço agora uma observação sobre o trecho da música Sabor de Mel que é comum em muitas composições evangélicas. Leia atentamente o trecho que quero comentar:

Quem te viu passar na prova/ E não te ajudou/ Quando ver você na benção/ Vão se arrepender/ Vai estar entre a platéia/ E você no palco/ Vai olhar e ver/ Jesus brilhando em você/ Quem sabe no teu pensamento/ Você vai dize/ Meu Deus como vale a pena/ A gente ser fiel/ Na verdade a minha prova/ Tinha um gosto amargo/ Mas minha vitória hoje / Tem sabor de mel. (Grifo meu)

Se você observou, viu uma pitada de vingança nas palavras dessa composição. Ora, isso é muito comum na musicalidade pentecostal e nos ditos “hinos” de fogo e motivação. O desejo da bênção está condicionado no prazer de “passar na cara” do ímpio que Deus estendeu a vitória. Nada mais pagão e menos cristão! Como fica toda a mensagem de Cristo na lógica da vingança?

A mesma lógica antibíblica está presente em muitas pregações. Testemunhos (ou seriam tristesmunhos?) estão ensinando o prazer da vingança mediante as bênçãos de Deus. Certamente essas “bênçãos” vingativas não advêm dO Deus cristão, mas sim de algum ídolo pagão.

1 Comentário

  1. nao concordo muito nao, lembrando de jose, que foi muito maltratado, ferido, abandonado pela familia, sofreu e aprendeu no mundo sozinho. e Deus honrou , e lhe deu vitoria em tudo.
    e quando ele reencontrou seus irmaos algozes, ele deu tudo , perdoou, mas primeiro fez-lha passar uma grande tormenta com gosto de vingança. e nem por isso Deus lhe condenou ou castigou.
    nao devemos, nos vingar, porque temos que ser melhores. Jesus, ensinou o perdao. mas dizer que nao e biblico, desculpe e um absurdo.
    e nao me venha com essa que e “antigo testamento, tempo da lei”, por que vao ai, so algumas referencias BIBLICAS. dentre outras.

    proverbios cap. 23, e vers. 10,11
    naum cap. 1, e vers. 2, 3
    hebreus cap. 10, e vers. 30,31

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*