Autor: Carlos Bregantim
Paulo, o apóstolo, em resposta à generosidade dos irmãos filipenses, expressa sua gratidão com uma palavra das mais graciosas que se lê no texto do Novo Testamento:
“O MEU DEUS, SUPRIRÁ TODAS AS NECESSIDADES DE VOCÊS DE ACORDO COM AS SUAS GLORIOSAS RIQUEZAS EM CRISTO JESUS” Filipenses 4.19
Lendo mais uma vez, lenta e calmamente a carta deliciosa de Paulo aos queridos filipenses, a carta da alegria, a carta da gratidão, descanso nesta promessa que o apóstolo profere a favor de todos os que se repartem generosamente.
Sim, é no contexto da generosidade que Paulo acalma e gera esperança nos corações dos doadores.
Sim, irmãos que sem nenhum tipo de barganha, se repartiram com Paulo, provendo-lhe o suficiente para aquele tempo.
Repetem o mesmo gesto dos irmãos macedónios de II Corintios 8.4 que entendiam que se repartirem com os irmãos em Jerusalém era uma graça a ser conquistada.
Para mim, os textos mais estimulantes e que me encorajam a doar, a me repartir são estes que junto ao da multiplicação dos peixes e pães. Lucas 9.10-17.
É assim que o suprimento acontece entre os que amam ao Senhor e se repartem com o outro, o próximo, os necessitados.
Entendo que só podem se apropriar desta promessa de suprimento que Paulo profere a favor dos irmãos filipenses, os que se lançam neste ambiente da generosidade.
Gente que antes de quererem tudo pra si, repartem o que tem com o outro.
Gente que term olhos pra ver os que estão a sua volta e não encolhem suas mãos.
Gente que sem qualquer barganha suprem a mesa de muitos com sua generosidade.
Gente que trabalha duro, mas, faz do fruto do seu trabalho instrumento de bênçãos nas vidas de muitos.
Gente que, as vezes, não tem o suficiente pra si, mas, seus corações são tão agradecidos que mesmo assim, doam-se, repartem-se.
Conheço gente assim. Gente que passou a vida toda trabalhando para poder se repartir com os que servem ao Senhor em frentes as mais variadas.
Gente como Febe, mantenedora de Paulo que tinha seu próprio negocio e que parte dos seus recursos adquiridos eram para que o Evangelho chegasse alem das fronteiras.
Gente como Aquila e Priscila que eram fabricantes de tendas e eram parceiros de Paulo, tanto para abriga-lo, quanto para permitir-lhe buscar seu próprio sustento trabalhando com eles.
É para esta gente. É pra este tipo de contexto. É pra os que assim procedem que há esta promessa de suprimento, sobretudo, suprimento nas riquezas que há em Cristo Jesus.
Há esta garantia de segurança pra alem da materailaidade, da efemeridade.
É óbvio, uma promessa que garante riquezas eternas, não excluí os cuidados terrenos, pois, um Deus que se propõe cuidar de nós por toda eternidade, claro, é Deus pra cuidar de nós aqui.
O que desejo com esta palavra é encorajar você a visitar este ambiente da GRAÇA DE SE REPARTIR.
Desejo estimular você a frequentar este ambiente da generosidade.
Digo isto porque visitando e frequentando este ambiente, você é automaticamente remetido para o ambiente da generosidade do Eterno sobre sua vida.
Vai aqui uma orientação.
Reparta-se com o que, e quem você conhece de preferência.
Informe-se sobre as pessoas com as quais você reparte seus recursos.
Busque se repartir com os que de alguma forma de fato estão contribuindo para que as pessoas sejam melhores. Melhores seres humanos. Melhores umas as outras.
Contribua com pessoas que podem ser auditoradas com facilidade, isto é, da pra saber onde elas estão aplicando os recursos que recebem.
Contribua com quem esta cuidando de gente e gasta o mínimo em estrutura.
Contribua com gente que não esteja a serviço de suas instituições gananciosas que os torna gananciosos também ou vive-versa.
Não deixe os de sua casa passarem necessidades se você tem como ajudar.
Pais, cuide de seus filhos.
Filhos, cuide de seus pais.
Cuidem dos de sua família.
Observe na sua vizinhança e, havendo necessitados, cuide deles.
Se você faz parte de alguma comunidade que busca cuidar um do outro, contribua com ela.
Valorize os que vão aos hospitais, cadeias, velórios, pois, estes é que te visitarão na hora da dor.
É isto, reparta-se com consciencia, liberalidade, generosidade e responsabilidade.
Nunca, nada faltará aos que se doam, se repartem, e se deixam levar pela generosidade.
Obrigado por voce que tem agido assim comigo, isto é, com generosidade, pois, minha mesa e a de muitos tem sido suprido com o que voce tem repartido comigo.
A voce repito as palavras de Paulo, o apóstolo:
“O MEU DEUS, SUPRIRÁ TODAS AS NECESSIDADES DE VOCÊS DE ACORDO COM AS SUAS GLORIOSAS RIQUEZAS EM CRISTO JESUS” Filipenses 4.19
Faça um comentário