A esperança que vence o medo

Autor: Delane Souza




Prefiro ser otimista, e errar, a ser pessimista, e  acertar. (Frase atribuída a Albert Einstein)
"Não tem jeito." "Estava escrito." "É o destino." "Karma." "Não adianta." "Não vai dar certo."
São algumas expressões usadas por aqueles que cultivam o pessimismo.
O pessimista, em relação ao otimista, está sempre em prejuízo. Pois, diante de um problema, sofre duas vezes. Uma, por antecipação, e outra, após. O pessimista é um derrotado antes de sê-lo. Seus dias são sempre cinzentos. O sol não tem brilho.
No cristianismo não há espaço para o pessimismo. O cristianismo é uma proclamação de vitória (Rm 8.37). Ele é um contraponto ao fatalismo que norteia algumas religiões, seitas e comunidades.
O nosso Deus é o modelo maior de otimismo, pois se não o fosse, certamente teria desistido de nós. Ele enviou seu filho, Jesus, para nos dar a esperança da salvação. Jesus veio para que tenhamos vida e vida abundante (João 10.10). Somente os otimistas cultivam esperança.
O profeta Habacuque dá a medida exata de como deve ser o estado de espírito de um cristão: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. (Hab 3.17-18)
Não é próprio do crente viver se lamentando, lamuriando, de cabeça baixa, derrotado. Antes, deve alegrar-se na esperança, ser paciente na tribulação, perseverar em oração (Rm 12.12).
Esperança que é certeza. Esperança que nos faz crer nas promessas divinas e nos induz a viver uma vida exuberante, plena e feliz, com a certeza de que o nosso Salvador nos aguarda na eternidade. Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo (Rm 15.13).
Jesus, é a esperança que vence o medo. Jesus, é a única esperança!

www.sermao.com.br


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*