A Vontade de Deus

Autor: Pr. Humberto Pacheco de Andrade

“E não vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que possais experimentar qual seja a boa perfeita e agradável vontade de Deus.” ( Rom. 12.2)

A Vontade de Deus é demonstrada de dois modos. Primeiro, a vontade geral de Deus, aquela que é anunciada e dedicada a todos os homens – É a vontade de Deus que todos os homens se salvem. – Segundo, a vontade específica de Deus para cada pessoa. Deus escolheu Maria para ser a mãe de Jesus. A vontade geral, não conflita com a vontade específica de Deus, para vida das pessoas. Acredita-se que a população mundial está em torno de seis bilhões de pessoas. Para cada pessoa Deus tem um objetivo específico.

Ocorre que boa parte das pessoas não sabe definir a vontade específica, da vontade geral de Deus para sua vida. Este detalhe gera grande perda de tempo, energia , desorientação e desconforto para muitos. Até certo ponto, não devemos nos culpar, porque neste terreno temos dificuldade até para discernir a nossa própria vontade.

– Quantos escolhem a profissão errada, os amigos errados, a pessoa errada para se casar, etc, etc. Como compreender a vontade de Deus, se não conseguimos compreender nem mesmo a nossa ! Existem diferenças bem definidas entre a vontade de Deus e a vontade humana. A vontade de Deus é comprovadamente boa, agradável e perfeita. Já a vontade humana nem sempre é boa ou agradável, quanto a perfeição nem se discute. Basicamente não temos muita dificuldade em definir o que queremos de Deus. O nosso problema é o oposto. Saber o que Deus quer de nós. Qual o segredo então para experimentar a vontade de Deus? A primeira pista é : “…não se conformar com este mundo”

“ não se conformar…”- é não aceitar a fôrma que formata alguma coisa – a massa do bolo quando colocada na fôrma esta uniforme, após sair do forno, já estará formatada com a forma da fôrma. – A vontade de Deus é contrária a fôrma deste mundo.

“Com este mundo…” – expressão bíblica para definir o planeta em que vivemos, com todos os seus envolvimentos.

A segunda pista é a transformação renovadora do entendimento.

“Mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento… – Transformação aqui, esta relacionada a necessidade de mudança na estrutura do pensamento, resultando em mudanças na maneira de sentir e agir.

Fica claro que só é possível entender a vontade de Deus, através de uma reavaliação total do nosso procedimento, a começar por rever nosso modo de pensar e agir. Como me conduzo? A que princípios me submeto? Tenho Opinião ou aceito o modo de pensar da maioria?. Estou conformado com o que sou, ou aceito transformação? Quando me avalio gosto do resultado?

A vontade de Deus uma vez descoberta, e se aceita, implica inevitavelmente em mudanças para a vida das pessoas. O padrão de Deus está muito acima do padrão humano. Deus não formata, Deus transforma. Transformar é fazer novamente. Uma boa nova é que podemos conhecer e experimentar a vontade de Deus. Para isto permita que Deus desmonte sua rígida estrutura de pensar. Rompa com os velhos preconceitos! Deixe Deus renovar seu pensamento. Para descobrir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, é preciso que antes ocorra desformatação do mundo, renovação do modo de pensar, transformação do modo de agir. Comportamento novo. Tudo isto é possível, depende de você.

Ministério Crescer

Rua. Rego Barros, 66 Venda da Cruz- SG(Galeria Cruzeiro)

Reuniões 4ª às 20:00hs e os Domingos às 10:00 EBD – 19:00hs Culto Público

Artigo enviado por: Pr. Humberto Pacheco de Andrade

*>> envie seu artigo para o eJesus

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*