O problema da violência

Autor: Nélson R. Gouvêa
Hb.1:1-5

1-O oráculo que o profeta Habacuque viu.

2-Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás?
3-Por que razão me fazes ver a iniqüidade, e a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há também contendas, e o litígio é suscitado.
4-Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, de sorte que a justiça é pervertida.
5-Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada.
O pecado, a iniqüidade, sempre estiveram presentes na humanidade. Em todos os tempos e épocas a opção de transgredir as leis de Deus fez do homem um ser inerente em querer experimentar viver afastado de Deus. Embora o amor do Senhor estivesse também presente na história, a Bíblia está repleta de fatos onde relata-nos tanta maldade, corrupção e violência. De fato a desobediência aos preceitos, aos estatutos e as ordenanças do Senhor, o levaram a conceber o mais sublime plano de redenção, que foi enviar seu filho Jesus Cristo em forma de homem, como missão de perdoar os pecados e resgatar-nos através da sua morte e ressurreição.

Hoje eu gostaria de abordar aos nossos internautas, a questão da violência que têm a sua raiz no ódio e que sem dúvida têm dizimado muitas vidas.

Nos últimos tempos a criminalidade tem aumentado assustadoramente. Crimes do tipo seqüestros relâmpagos ou seqüestros em cárcere privado. Balas perdidas que têm tirado o sossego de muita gente.Os tipos de barbaridades que são cometidas contra o ser humano são as mais variadas e imagináveis possíveis. Há inclusive canais de tv e jornais especializados em divulgar as matérias sobre violência como furo de reportagem.

A família com toda certeza é mais atingida nesta área, pois existem crimes envolvendo pais contra filhos, filhos contra seus pais, irmãos contra irmãos, etc.

Esta semana a revista Veja trás uma reportagem sobre um crime que chocou o Rio de Janeiro e o Brasil, quando um engenheiro matou a tiros sua mulher, suas duas filhas e se matou a seguir. A reportagem traz o tema: “Era uma vez uma família feliz”.Os crimes em família já estão se tornando rotina ultimamente.

Já no tempo do profeta Habacuque, pensando um pouco em nosso texto base, presenciava-se questões alarmantes de violência. A situação estava tão ruim que ele clamava ao Senhor e questionava de Deus as devidas soluções: “Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? ou gritarei a ti: Violência! e não salvarás”? Veja o que ele diz no verso 3 e 4 do capítulo 1: “Por que razão me fazes ver a iniqüidade, e a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há também contendas, e o litígio é suscitado. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, de sorte que a justiça é pervertida”.

Quando olhamos para estes versículos a primeira impressão que temos é que o Brasil e o mundo atual em que vivemos está caracterizado nas páginas da Bíblia. Isto porque vivemos em um mundo de opressão, corrupção e violência por todos os lados. Há contendas nas famílias, entre irmãos todos os dias. A lei tem sido frouxa, a justiça é morosa e o ímpio está sempre levando vantagem nas suas investidas. Já não se sabe mais quem é o mocinho ou o bandido. Numa ótica humana, parece que não há soluções viáveis a fim de inibir ou erradicar de vez a violência. Aparentemente temos que torcer para não sermos as próximas vítimas, e na expectativa de não ficarmos no lugar errado e na hora errada.

Mas diante deste quadro, podemos ter várias reações tais como: de impotência, perplexidade, medo, pânico ou podemos partir para a justiça com as próprias mãos, visto que a policia em muitos casos têm se tornado impotente e em alguns casos conivente. Mas será que isto trará alguma solução? Será que a violência não gera violência?

O que será que a Bíblia tem a dizer? A mesma Bíblia nos mostra que o problema da violência sempre existiu na humanidade, ela própria nos mostra de onde vem a solução. De como podemos caminhar em meio a tanta turbulência.

O verso 5 nos diz o seguinte: “Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada”.

Amados, a Bíblia mostra-nos que mesmo no meio de tanta dor, de tanta tristeza, calamidade, violência, é hora de olhar e se maravilhar e de se admirar naquele que é a perfeita obra, que infelizmente muitos ainda não crêem. Estou me referindo a Jesus Cristo. Ele é a solução. Ele não tem prometido que neste mundo a violência teria fim, porém têm nos prometido um lugar seguro com Ele na Eternidade. Ele não nos promete que nesta terra estaremos livres de dores, de traumas, de noticias tristes sobre mortes, etc. Ele tem prometido estar conosco em todas as horas e isto seguramente inclui os momentos de aflições que passamos.

Jesus em nossos dias é a obra maravilhosa de restauração de vidas na medida em que as nações vejam que a solução é crer Nele. Tenham fé em suas verdades e doutrinas respaldadas pela Bíblia. Os relacionamentos, principalmente na família tenderão a viver em harmonia, em paz. Onde existir contendas, brigas, discórdias, medo, espancamentos, chacinas, ódio, violência, o amor de Deus, através da pessoa de Jesus Cristo, a obra revelada de Deus estará presente. A Bíblia afirma que “… onde abundou o pecado superabundou a Graça”. (Rm. 5:20)

Não podemos nos esquecer que sobre este aspecto da violência Jesus Cristo é tremendamente conhecedor, pois viveu na sua carne, esta realidade. Ele foi traído, acusado injustamente, foi humilhado diante dos governadores e do povo. Foi despido, açoitado. Em sua cabeça foi colocada uma coroa de espinhos. Cuspiram Nele. Bateram Nele. Depois de escarnecido foi levado para ser crucificado. Por todo caminho que percorreu, teve que levar o seu próprio instrumento de morte, a cruz. Com cravos prenderam as suas mãos e pés. Uma lança furou-lhe o lado. Entre dois malfeitores foi pendurado e ali entregou o seu espírito. Porém Ele venceu a morte, pois ressuscitou e espera que todos aqueles que confiarem, que crerem Nele, também passarão da morte para a vida.

Jesus Cristo é a Obra Redentora. Ele é a única solução neste mundo, para vivermos felizes, em meio a tanta infelicidade. Pra vivermos em paz em meio a tanta guerra, Ele tem nos ensinado que a vitória que vence este mundo é a nossa fé. Fé não na justiça dos homens. Não nos governadores corruptos, porem fé na pessoa Dele. Ele também nos alertou claramente João 16:33- “No mundo tereis aflições, mais tende bom ânimo. Eu venci o mundo”. Rm. 8: 18- “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.

Amigo(a) internauta. Você quer vencer? Você quer nesta oportunidade quem sabe junto com toda a sua família vivenciar a paz que liberta, que transforma. Não espere muito. Você pode fazê-lo agora mesmo se quiser. Jesus esta do teu lado. Lembra? Ele não ficou na cruz, ela e nem o túmulo conseguiu prende-lo. Ele ressuscitou. Ele quer que você viva com Ele eternamente. Esta decisão de reconhecê-lo, de aceitá-lo em sua vida não está condicionada a nenhum rótulo cristão, a nenhuma Igreja que se têm noticia na face da terra. Se você se arrepender de seus pecados e crer que Jesus é o filho de Deus, você será salvo. O aspecto Igreja virá depois, quando o próprio Espírito Santo lhe orientar. Agora neste instante venha para Jesus. Ele é a verdade que liberta. Talvez você esteja revoltado com este mundo, com os seus valores, com a sua podridão. Quem sabe você tem procurado caminhos de morte e de violência, pois não acredita na justiça. Saiba que Jesus é a nossa justiça. Jesus te ama e aguarda o seu arrependimento genuíno. Jesus morreu na cruz do calvário. Ele o fez por você e por mim. Ali Ele perdoou os nossos pecados. Você crê nisto? Se você crê. Se você quer encontrá-lo Ore comigo esta oração.

Oração:

Meu Deus. Nesta oportunidade onde acabo de ler estas considerações baseadas na tua Palavra escrita na Bíblia, começo a perceber que apesar de estar vivendo em meio à violência, o Senhor é a minha verdadeira paz. Eu a quero no meu coração. Eu confesso todos os meus pecados que tenho cometido ao longo dos anos e o recebo em meu coração neste instante em minha vida. Quero viver o restante dos meus dias nesta terra para te servir e na Eternidade quero ficar contigo. Ajude-me no meu dia a dia. Não me deixe vacilar. Faço esta oração crendo que o Senhor faz parte de agora em diante da minha vida. Quero lhe dar toda honra e Adoração. Em nome de Jesus Cristo, Amém e amém.

Fonte: www.ministeriocomfamilia.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*