Autor: João Paulo da Silva
Toda instituição, inclusive, a Igreja, tem organização, pois é impossível funcionar como instituição e comunidade sem uma dimensão organizacional.
A Igreja precisa descobrir um padrão educacional que culmine na sua plena realização, isto é, na descoberta da sua identidade local. Pode-se começar fazendo as seguintes perguntas: “Que tipo de Igreja desejamos ser?”, ou “Como Igreja e Instrumento do Reino de Deus, o que devemos fazer?”. Indubitavelmente, para que haja um padrão de excelência, é mister analisar o que tem sido na Igreja em temos de Educação Cristã.
Uma definição de Educação Cristã pode se tornar muito abrangente, por ser ela o centro da vida da igreja. É um erro limitar a Educação Cristã exclusivamente à sala de aula na Escola Dominical, perdendo de vista o grande universo que envolve o Ministério Educacional da Igreja, incitando deste modo uma dicotomia entre a Teologia e o Ensino e entre a Evangelização e o Ensino. Essa dicotomia não encontra respaldo bíblico. A Educação Cristã vai além do âmbito da sala de aula.
É fato nítido de que a Educação Cristã tem sido representada no meio denominacional eclesiástico em todo o mundo. Destarte, senão quisermos ficar com a nossa Educação Cristã parada, é preciso repensá-la na prática à luz de sua importância e de nossa realidade quotidiana.
Em outras palavras, a Educação Cristã é a dimensão mais fundamental e significativa da Missão que o Messias Jesus Cristo entregou à igreja. No Evangelho de São Mateus 28:19-20 lê-se: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
Indubitavelmente, o exercício da Educação Cristã na prática há de produzir uma visão objetiva a respeito da Educação Cristã, ampliando o universo educacional para a totalidade do esforço da Igreja em obedecer à ordem de Jesus e cumprir a sua Missão de ensinar, que envolve também a sociedade em que vivemos.
Que o Eterno nos abençoe e tenhamos uma boa Leitura!
**João Paulo da Silva é Pastor da Igreja Metodista do Brasil, Mestre em Teologia, Coordenador do Núcleo de Capacitação Missionária da Igreja Metodista do Brasil em São João de Meriti, Professor da FAIT – Faculdade Internacional de Teologia (2004-2006) e Professor do IBADERJ – Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Estado do Rio de Janeiro desde 2002.
Faça um comentário