Autor: Antonio Jean
Carnaval é uma festa pagã que eu detesto!
Não vejo graça nos estilos adotados pelas escolas de samba e pelos foliões. Os clubes que promovem os bailes de fantasia, trabalham os quesitos como se eles fossem importantes para a sociedade e cada um vai para a folia acreditando ser mais importante do que o outro. Suas fantasias exibem um tom esnobe e de riqueza. O que pode mais financeiramente é mais suntuoso do que o outro que não pode.
Os mais criativos e abastados de dinheiro exibem suas roupas cheias de lantejoulas e os pobres se acomodam nas suas pequenas fantasias.
O carnaval de fato é uma festa estranha! Os foliões exibem alegria que eu não sei de onde vem. Comemoram o que?? Os altos juros? A maldade no mundo? A guerra da fome? O que estão comemorando?
Muitos fazem piada de si mesmo com o bloco dos cornos!
Carnaval é estranho! Não entendo o porque! Talvez entenda sim, pode ser um escape emocional da pressão que a vida impõe!
A marcha pra Jesus é uma outra festa, só que declaradamente de crentes. Evangélicos saem as ruas para também desfilar! É ridículo os carros alegóricos, ops, alegórico não, carros de som.
Faixas e mais faixas são colocadas para anunciar que a igreja tal se faz presente. Crentes se cumprimentam ao longo da avenida com sorrisos amarelos e o som estrondante dos carros buzinam nos nossos ouvidos. Ao final do desfile, pelo menos aqui em São Paulo é assim, há um baile de crente preparado para o êxtase da galera.
A propaganda do apostolado está cada vez mais visível e nesse desfile da marcha pra Jesus deverá haver um camarote só para eles, ou um carro de som bem lindo, com frigobar e tudo mais, além é claro, dos grandes gorilas da segurança, armados até os dentes para proteger os “homens de deus”.
O trânsito fica um inferno, mas os santos estão lá, no inferno do trânsito!
O povo não entende nada, porque propósito não existe! Manifestação contra o aborto, homossexualismo, sexo antes do casamento, fome, desemprego, injustiça, violência e muitas outras aberrações do mundo, não se faz na marcha pra Jesus. A única coisa que acontece ali é o desfile da vaidade das igrejas.
Já o desfile das escolas de samba, mesmo sendo brega e ridículo, tem uma mensagem. Várias escolas desfilaram apresentando suas reclamações contra a fome, contra a violência, contra a injustiça e etc.. Pelo menos isso no meio daquela confusão. Outra coisa muito bacana é que o som tocado é um só. Apenas o da bateria da escola que está desfilando é o que toca e o povo todo só canta uma letra. Na marcha pra Jesus, a cada dez metros um hino diferente. Aja ouvido pra tudo isso!
Nas escolas de samba, a criatividade, o protesto e a organização é o ponto alto da festa.
Na marcha pra Jesus, a bagunça, a desorganização e a sujeira que fica depois e a falta de propósito é o ponto alto da festa.
Será que Jesus precisa dessa marcha?? Será que ele vai??
O desfile das escolas de samba é feito num local específico e todo o povo vai lá ver!
A marcha, é feita cortando o centro da cidade atrapalhando tudo, senão o povo não vai a lugar algum ver a festa do “improtesto” e da falta de propósito, mas apenas pra fazer barulho e mostrar que somos um bando de gente sem compromisso com o povo e com a sociedade, mas somos um povo!
Que neste ano, se for haver marcha pra Jesus novamente, que tenha o clamor do povo com suas aflições e que marchemos para alguma coisa, porque o próprio Jesus peregrinou com uma missão.
Antonio Jeam
Pastor e Psicanalista
a.jeam@uol.com.br
Faça um comentário