Santificado seja o teu nome

biblia aberta sobre mesa

Pai Nosso
No AT Deus é conhecido como o Pai de Israel (Dt 32.6; Is 58.16; Jr 3.4, 19; 31.9; Ml 1.6; 2.10. A geração de Deus é a sua imagem e o objeto de seu amor.
O NT traz a idéia da paternidade de Deus, mas não de forma universal, cf Jo 1.12. Chamar Deus de Deus é uma prerrogativa concedida aos que crêem em Cristo. (Rm 8.14-17; Gl 4.6; 2 Co 6.18; 1 Jo 3.1, 2).
Dirigir-se a Deus como Pai expressa a nossa confiança de que seremos ouvidos e outros também. Nós pertencemos a uma grande família, portanto, não deve haver egoísmo em nossas orações; as bênçãos que nós pedimos a nós deve ser compartilhada com os outros.

No céu
Precisamos constantemente lembrar que o céu não é um espaço. Nós pensamos em tempo e espaço, todavia, não existe nenhuma porção do espaço em que Deus habita mais do que outra. Nós falamos do céu com o lugar da habitação de Deus para expressar a distanciamento de todas as limitações humanas. “Que estás no céu” lembra-nos também da sua infinita perfeição e da nossa miserável imperfeição e o abismo que nos separa. Todavia, ainda assim, ele está em nós e nós estamos nele.

A Primeira Petição: “Santificado Seja o Teu Nome”

A primeira petição começa com Deus e não conosco e nossas vontades ou desejos. Deus e as suas coisas ocupam o primeiro lugar em nossas orações.

Nos tempos antigos…
O nome de uma pessoa não era usado apenas para distinguir uma pessoa da outra, mas geralmente para denotar a própria natureza da pessoa ou a sua posição. O nome era identificado com a pessoa.

Os nomes de Deus
Identifiquemos alguns nomes de Deus. No AT o Ser Supremo é chamado de ‘El que é Deus, como o Todo Poderoso. Temos assim, várias combinações:
• ‘El-Shaddai é o Deus Todo Poderoso, a fonte de salvação para o seu povo (Gn 17.1; Ex 6.3).
• ‘Elohim (Gn 1.1), e está no plural, referindo-se a Deus na plenitude do seu poder.
• ‘Elyon indica o Altíssimo (Nm 24.16).
• ‘Adonai aponta para Deus como o Mestre (propriamente “meu Mestre”) ou Senhor.

O nome Jeová é de alguma maneira explicado em Ex 3.13,14; cf. 6.2, 3. Está na forma do verbo ser e tem sido interpretado como “Eu sou o que sou”, ou “Eu serei o que sempre fui”.
Existem várias combinações com este nome:
• Jeová dos Exércitos (Sl 46.7, 11)
• Jeová nossa justiça (Jr 23.6)
• Jeová Proverá (Gn 22.14)
• Jeová é minha bandeira (Ex 17.15)
• Jeová cura você (Ex 15.16)
• Jeová é a minha paz (Jz 6.24)
• Jeová é o meu pastor (Sl 23.1).

Tornar Santo o Seu Nome
Santo significa “tornar santo” e que é impossível ser aplicado a Deus e seu Nome.
Render reverência, honrar, glorificar, exaltar.
Todavia, santo pode também significar “faze-lo conhecido com santo”, que é o que Deus faz quando ele santifica o seu nome.
Também significa “considera-lo como santo” que é o dever de todas as pessoas que pertencem a família de Deus.
Devemos orar nestes dois sentidos nesta primeira petição. Oramos para que Deus revele mais e mais da santidade do seu caráter e também oramos para que ele nos capacite a reconhecer a sua santidade, entender mais e mais os elementos que a consistem e prestar a ela toda a reverência que ela merece, especialmente a mais sincera forma de reverência – imitação consciente e humilde. Esta oração também afugenta a irreverência.

Pontos a Ponderar
• Quando não santificamos o nome de Deus?
1. Quando consideremos Deus um tapa-buracos nos fracassos humanos; ele é invocado e lembrado quando precisamos dele.
2. Levantando templos suntuosos para garantir a presença de Deus na sociedade através dos símbolos religiosos.
3. .
4. .
• Quando santificamos o nome de Deus?
1. Quando somos solidários com os outros, agimos como Deus age.
2. .
3. .
4. .

Tarefas
1. Dirigir-se a Deus em oração usando os diversos nomes que aprendemos nesta lição.

2. Evitar conversas onde o nome de Deus é usado em vão.

3. Quais são algumas maneiras práticas em que você ou a igreja pode mostrar ao mundo que nós santificamos o nome de Deus?

Antonio Carlos Barro