Um Pastor-modelo, um modelo de Pastor

Autor: Ciro Sanches Zibordi
Estou em casa neste fim de semana. Não viajei; amanhã, em minha igreja, é Ceia do Senhor. E estou aproveitando o sábado para preparar uma apostila para uma escola bíblica. À tarde, pretendo passear com a família e, à noite, iremos aoshopping, se Deus quiser. Confesso que não pretendia “postar” hoje, mas não posso me calar ante a inversão de valores que presenciei há pouco.

Quando não viajo no fim de semana, o que tem sido raro, costumo assistir aos programas evangélicos do sábado, na TV. E o que me levou a escrever este artigo foi a propaganda de um pastor assembleiano e sua igreja, mediante a qual ambos são apresentados como grandes paradigmas. “Uma igreja modelo, um modelo de igreja” é a chamada. Em seguida, enquanto imagens da igreja e seu pastor aparecem ao fundo, o locutor pergunta: “Você conhece um pastor que se preocupa com as suas ovelhas?” Meu Deus, como os fundamentos se transtornaram!

No Mensageiro da Paz número 1.483, de dezembro de 2008 (p.18), eu já havia abordado este assunto, posto que vira o tal slogan em uma grande feira de produtos evangélicos, em São Paulo: “Não bastassem os programas ‘evangélicos’ em que pessoas testemunham: ‘Depois que eu conheci a igreja tal, a minha vida mudou’, agora muitas denominações disputam para ver qual é a mais atraente. ‘Igreja tal: aqui o milagre acontece’ ou ‘Uma igreja modelo, um modelo de igreja’ são alguns dosslogans adotados por líderes que perderam a visão do Reino de Deus”.

Mas o que mais me incomodou, ao ver a aludida propaganda, foi a ênfase exagerada dada ao líder da igreja, apresentado como o pastor-modelo, enquanto o Senhor Jesus sequer foi mencionado. Não posso ficar calado nem deixar de escrever; o Senhor não dá sua glória a outrem (Is 42.8).

O Pastor-modelo continua sendo Jesus Cristo! Ele é o que ama as suas ovelhas, a ponto de ter dado a sua vida por elas (Jo 10.11,17,18; 15.12; Rm 5.8; 1 Pe 1.18,19). E os pastores que o seguem sabem que, na obra de Deus, é o pastor quem deve “dar a vida” pelo rebanho, e não o inverso (Ez 34.1-6; 2 Co 12.15). Sim, Ele é o Pastor-modelo e deseja aumentar o seu rebanho (Jo 10.16). Jesus vai adiante de suas ovelhas (Jo 10.4; Sl 85.13; Lc 9.23) e as alimenta (Jo 10.9; Sl 23.1,2). Ele as conhece, é conhecido por elas (Jo 10.14; Ez 34.15,16) e as protege (Jo 10.27,28).

Que os pastores da nossa geração aprendam a ser mansos e humildes de coração (Mt 11.29), dando toda glória ao Bom Pastor, Jesus Cristo! Ele, sim, é um Pastor-modelo, um modelo de Pastor!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*