Doutrina da eleição: fonte de encorajamento para a pregação do evangelho a pecadores

Autor: Bennet Tyler




"Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo e ninguém ousará te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade." (Atos 18:9-10)
Os fatos aqui relatados ocorreram em Corinto, cidade grega destacada pela sua riqueza e magnificência, e não menos pela sua luxúria e licenciosidade. Paulo parece ter sido a primeira pessoa a pregar o Evangelho naquela cidade. Sua pregação, embora tenha obtido algum sucesso imediato, encontrou violenta oposição, e ele parece ter ficado por um tempo grandemente desencorajado. Ciente da sua completa insuficiência para acalmar a inimizade dos judeus, ou para conter a torrente de impiedade que prevalecia entre os gentios, ele estava quase pronto a desistir, e a procurar algum outro campo de trabalho mais promissor.
Mas Deus, que conforta os abatidos, apareceu-lhe em uma visão e prometeu estar com ele e protegê-lo. Também assegurou-lhe que, embora a situação parecesse tenebrosa e desencorajadora, os seus esforços ainda seriam coroados com significativo sucesso, pois disse-lhe: " tenho muito povo nesta cidade". Encorajado por essa declaração, permaneceu lá por um ano e seis meses, e teve um papel decisivo na formação de uma grande e florescente igreja.
Em que sentido era verdade que Deus tinha muito povo em Corinto? Não em que eles fossem verdadeiros crentes, pois quando essa declaração foi feita muito poucos haviam abraçado a fé cristã. A massa do povo continuava idólatra e entregue aos mais grosseiros vícios. Mas havia muitas pessoas naquela cidade cujos nomes estavam no livro da vida, das quais Deus tinha proposto fazer troféus da Sua graça – pessoas que Deus havia dado a Cristo no pacto da redenção e que tinham sido predestinadas para a adoção de filhos.
Mas, se elas tinham sido dadas a Cristo e sido predestinados para a vida eterna, que necessidade havia de que Paulo lhes pregasse o Evangelho, ou que algum meio fosse usado para efetivar sua conversão e salvação? Não serão salvos aqueles que Deus escolheu para a salvação? Sem dúvida que sim; mas eles não serão salvos sem a instrumentalidade dos meios, porque é parte do Seu divino propósito que eles sejam salvos desta forma. A razão pela qual Deus determinara que Paulo continuasse a pregar o Evangelho em Corinto era porque Ele tinha muitas pessoas naquela cidade. Isso foi dito para o seu encorajamento, e foi a principal fonte de encorajamento que ele teve para perseverar em seus labores. Ele sabia que essas pessoas estavam mortas no pecado. Ele sabia que todos os seus esforços para despertá-los para a vida espiritual eram totalmente impotentes; e que, por conseqüência, elas viriam inevitavelmente a perecer, a menos que Deus se interpusesse pela Sua graça. Quão animadora portanto deve ter sido para ele a compreensão de que Deus não tinha destinado todos os habitantes daquela grande cidade para uma completa destruição, mas havia determinado, através da sua instrumentalidade, trazer multidões das trevas para a Sua maravilhosa luz! E essa consideração susteve Paulo não só em Corinto mas em todos os lugares onde era chamado para pregar o Evangelho. "Tudo suporto", disse ele, "por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus com eterna glória" (2 Tm 2:10). A mesma consideração deveria nos suster e encorajar em nossos esforços para promover os interesses do reino de Cristo na terra. Eu retiro do texto, portanto, a seguinte doutrina:
"O fato de Deus ter um povo escolhido na terra provê o encorajamento para a pregação do Evangelho,
ou para se empregar os meios para a salvação de pecadores"

****
Bennet Tyler nasceu a 10 de julho de 1783, em Middlebury, Connecticut. Concluiu seus estudos preparatórios com o Reverendo Ira Hart, seu pastor, e ingressou na Faculdade de Yale no outono de 1800. No seu segundo ano de curso ele nasceu de novo – um ano memorável, pelo reavivamento de 1802, quando por volta de setenta alunos foram alvos da graça regeneradora.
Depois de estudar teologia com o Reverendo Asahel Hooker, de Goshen, Connecticut, Tyler foi licenciado pela Associação do Norte do Condado de Litchfield em 1806, e ordenado pastor da igreja em South Britain em 1808. Foi eleito para o cargo de presidente do Dartmouth College (1822-1828) e depois serviu como pastor em Portland, Maine (1828-1834). O resultado de uma séria disputa teológica com Nathanael Taylor o levou a ser indicado para a presidência de um novo seminário que viria a ser conhecido como Hartford Theological Seminary (1834) – posição que ocupou até a sua morte, em 1858.
O Dr. Tyler foi especialmente agraciado como instrutor teológico, administrador e pregador. Foi o autor de "A Vida e os Labores de Asahel Nettleton".

Tradução: Ronaldo Pernambuco.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*