Autor: Francisco Chagas
A bíblia é muito clara quando fala sobre os deveres dos membros de uma família. Diz que ao marido compete liderar com amor, (Ef. 5.25; I Co. 11.3) à mulher coordenar o lar respeitando a liderança do marido (Ef. 5.22; Cl. 3.18) e aos filhos honrar e obedecer irrestritamente seus pais. (Dt. 5.16; Cl. 3.20; Ef. 6.1,2). Mas, o sucesso no desempenho desses papeis depende de uma sujeição mutua e no temor do Senhor. (Ef. 5.21) "Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus".
As prioridades e atitudes dos membros de um lar devem convergir sempre para obediência e glorificação a Deus . (Cl. 3.23) "E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens"; (I Co. 10.31) "Portanto,… fazei tudo para glória de Deus".
O testemunho do viver espiritual zeloso e honesto da família cristã, resultado da obediência e comunhão com Deus, não deve ficar restrito à economia da família, mas ser um testemunho vivo que manifeste a glória de Deus diante dos homens. (II Co. 8.21 ) "Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens". O viver santo, justo e misericordioso do lar cristão precisa ser refletido no seu relacionamento com os homens. (Rm. 12.16,17,) "Se unânimes entre vós…" "A ninguém torneis mal por mal;…". (I Pedro 3 : 9) " Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção". ( Rm.12. 18) "Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos".
Deus é o justo Juiz do seu povo, Ele promete recompensar com bênçãos os que lhe obedecem, mas, quanto aos desobedientes diz que não os deixará sem disciplina. (Sl. 75.7) "Mas Deus é o juiz; a um abate, e a outro exalta". Daí, o Senhor Deus, depois de falar sobre os deveres domésticos do pai, da mãe e dos filhos, (Cl. 3.18,19 20): "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos". "Vos, maridos, amai a vossas mulheres". "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais". Como também, deixa bem claro que haverá avaliação e justa recompensa para o proceder de cada um. (Cl. 3.23-25) "E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens"; "Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis". "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas".
Irmão, falando francamente, como tem sido as suas atitudes no âmbito do seu lar? As atitudes e o modo como tens se relacionado com os demais membros da tua família realmente glorificam a Deus? Deus estabeleceu critérios bem claros para o bom convívio no lar: (Cl. 3.13) Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também" .
Agora, concluindo esta breve meditação, reflita Cl. 3.12-17 e depois ore, peça a capacitação do Espírito Santo para que sejas instrumento que reflita a gloria de Deus para o teu lar e para todos ao teu redor. Amem!
Faça um comentário