Autor: Lúcio César Menezes
Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros. 1 Tm. 6:11
Sua liderança está encontrando resistência? Persevere.
Os líderes que desistem no meio do caminho precisarão conviver com a frustração de não ver seus sonhos realizados.
Uma boa idéia é começar avaliando as razões e motivações da resistência, afinal, a perseverança não deve ser confundida com teimosia ou prepotência. Abra sua mente (e seus olhos) e reflita sobre o contexto da resistência, analise os liderados, avalie sua própria atitude.
Superada essa fase e percebido que a resistência se deve a uma postura equivocada dos liderados (falta de informação, preconceito, luta por poder, oposição política etc.), esteja preparado e disposto a perseverar.
É uma qualidade fundamental no líder e Paulo a transmite a Timóteo.
Além de afastar-se da ganância e do poder fácil, é preciso que o líder assuma uma agenda positiva: uma vida correta que inclua a virtude da perseverança.
Tendo clareza das metas que pretende alcançar, o líder é desafiado a superar as dificuldades a fim de conduzir adequadamente as pessoas. A persistência comunica aos liderados a firmeza de propósitos do líder. Dá-lhes tranqüilidade ao perceberem que o líder não é levado por qualquer vento, mas sabe para onde quer ir.
Observe que a perseverança se aplica a muitas áreas da vida e do ministério. O ritmo de amadurecimento da pessoas é diferente. Há os que modificam atitudes após uma simples conversa, enquanto outros levam anos para vencer simples hábitos ruins. Há os que são duros, críticos, inflexíveis e que batem de frente com qualquer idéia que não tenham dado. Há os desconfiados, discretos, que pagam pra ver se o plano vai se firmar. Há os empolgados de primeira hora, mas que somem ao primeiro sinal de problema. A diversidade de pessoas e de comportamento numa comunidade são um componente importante na avaliação da resistência. Seguir em frente nem sempre será fácil.
Na multiplicidade de opiniões e visões de mundo reside o desafio da liderança. Perseverar não é apenas insistir, mas significa uma constante e complexa avaliação do contexto vivido, combinada com a coragem de manter os alvos firmes diante de incompreensões, injustiças, preconceitos, má vontade, seja por falta de informação ou por má-fé.
Faça um comentário