Autor: Autor Desconhecido
O Evangelho de Marcos inicia apresentando Jesus como Aquele que batiza no Espírito Santo (cf. Mc 1,8) . Em Lucas, João Batista anuncia Jesus como Aquele que batiza no Espírito Santo e no fogo, associando o Espírito Santo ao poder. “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3,16).
O Espírito Santo vem sobre Jesus, no batismo de João, em forma de pomba (Mc 1,9-11), símbolo de uma nova criação. Depois no batismo do Jordão, Jesus foi impelido ao deserto onde enfrentou o demônio e, voltando a Nazaré, inicia seu ministério proclamando que estava cheio do Espírito Santo, lendo na sinagoga o trecho de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu, e enviou-me para anunciar a BoaNova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos e para publicar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19). Jesus recebera o poder do Espírito, no batismo, para cumprir sua missão de anunciar o Reino de Deus.
A abertura dos céus e a voz do Pai ouvida no momento do batismo mostram que a vinda do Espírito Santo sobre Jesus naquele momento foi, por si mesma, uma intervenção de Deus e não um efeito automático do batismo de João. Sendo o batismo de Jesus o modelo de batismo cristão, notam-se dois momentos distintos: a imersão nas águas e o dom do Espírito. Assim, estes dois momentos são inseparáveis e ao mesmo tempo integrantes do início da vida cristã. No Evangelho de Marcos, o poder e a autoridade de Jesus são manifestados em seu “novo ensinamento” (Mc 1,22) , nas curas (Mc 1,32-34), no perdão dos pecados e, principalmente, nos exorcismos (Mc 1,27) .
Para continuar a missão que Jesus deixou a todos que crêem Nele, precisamos do poder do Espírito Santo: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior manarão rios de água viva” (Jo 7, 3748).
Faça um comentário