Autor: Autor Desconhecido
Leia 1 Reis 12:1-17
Salomão morreu e Roboão, o seu filho, foi a Siquém para ser feito rei. Jerobão, a quem Deus havia prometido que governaria dez das tribos de Israel (1 Reis 11:31), retorna do Egito, para onde havia fugido por medo de Salomão.
O que Jerobão e o povo de Israel propõem a Roboão? (versículos 3-4)
Roboão leva três dias para considerar esta proposta e obter aconselhamento. Antes de tomarmos decisões e agirmos, devemos escutar as pessoas a quem estamos servindo e pedir conselhos às pessoas com experiência e sabedoria.
Que conselho Roboão recebe dos anciãos que haviam servido a Salomão? (versículos 6-7)
Roboão rejeita este conselho e procura, ao invés, os jovens que haviam crescido com ele. O que eles aconselham? (versículos 8-11)
Israel e Judá estavam unidos e haviam sido governados como um só reino por Saul, Davi e Salomão sucessivamente. Roboão segue o conselho dos jovens. A sua resposta severa ao povo de Israel leva à separação entre Israel e Judá.
A Bíblia diz que os bons conselhos são muito valiosos, como, por exemplo, em Provérbios 12:15; 13:10; 15:22. Naturalmente, o melhor conselheiro e orientador é o próprio Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (Isaías 9:6, João 14:16-17; Romanos 11:33-34). Entretanto, não adianta nada obter bons conselhos, se não estivermos dispostos a segui-los.
Você consegue pensar em maneiras de escutar e responder melhor às pessoas às quais você serve?
Você está aceitando o conselho de pessoas sábias e principalmente do próprio Deus?
Faça um comentário