O que é o evangelho?

Autor: Renato Vargens
Romanos 1:16
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação daquele que crê: primeiro do judeu, e também do grego.”
Queridos irmãos, gostaria de expor de expor meu tema em forma de indagação: O que é o Evangelho?
Aliás, um excelente modo de estudar a Bíblia, é fazendo perguntas e questionamentos a ela sobre verdades espirituais e eternas, deixando com que ela nos conceda o privilégio de nos informar suas respostas infalíveis.
Você já se deu conta do suplemento riquíssimo de informação que a Bíblia tem para cada pergunta relativa às necessidades eternas da alma humana?

Afirmações de Homens notáveis a respeito da Bíblia:

“Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro.” Abraão Lincoln

“É impossível governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia.” George Washington

“A Bíblia não é um simples livro, senão uma criatura vivente, dotada de uma força que vence a quantos se lhe opõem.” Napoleão Bonaparte.

“Este livro dá a razão da supremacia da Inglaterra.” Rainha Vitória

“Este livro senhor, é o rochedo no qual se fundamenta a nossa República.” Andrew Jackson

“Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana.” Isaac Newton

“A Bíblia é o maior documento ao alcance da raça humana.” Billy Grahan

Sem dúvida alguma, o valor da Bíblia está na sua praticabilidade. Ela é perfeitamente adaptável às necessidades humanas.
Bom, deixemos de “viajar na maionese”, ou como diz os meus filhos, de “pirar na batatinha” e voltemos a pergunta inicial: “O que é o Evangelho?”
Esta é uma pergunta cuja resposta aparentemente seja óbvia e elementar, entretanto, é absolutamente necessário e preciso que as Escrituras por si mesmo responda esta indagação. Isto porque, o homem tem uma capacidade enorme de perverter o Evangelho de Cristo.
A importância da pergunta pode estar no fato de Paulo amaldiçoar o homem ou anjos que pregassem qualquer outro evangelho diferente do que deve ser pregado. Lemos em Gálatas 1:8: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”

O QUE O EVANGELHO NÃO É:

1- Um manual de bons costumes e ética.
2- Um manual de conselhos e orientações quanto ao comportamento na sociedade. Um bom conselho é ótimo mas o Evangelho é muito melhor. O evangelho é muito mais do que aconselhar os homens a deixarem certos pecados, tais como: mentir, roubar, praguejar, beber, e etc.
3- A cartilha de uma religião. Segundo o dicionário de Webster, Religião é um sistema de fé e de culto. E cá pra nós irmãos, a mensagem do Evangelho de Cristo está pra além disso. O Evangelho é o anuncio central do cristianismo. A religião é o esforço do homem em tentar alcançar Deus, encontrar Deus e agradar Deus, por seus próprios esforços. Já o evangelho é o anuncio claro de que Deus desceu ao homem. O cristianismo nos afirma categoricamente que os homens não encontraram Deus e sim Deus encontrou os homens.
4- O Evangelho não é leis e obrigações. Em hipótese alguma o evangelho é um rol de regras religiosas de “você não pode fazer isto… não pode fazer aquilo… não toque… afaste-se…faça isto ou morre”.
5- O Evangelho não é um conjunto de idéias humanas. Muitas pessoas têm de Deus, idéias as mais variadas, que o fazem pequeno demais – peque no o mais possível pra que caiba na “embalagem” religiosa que cada um deles rotula de cristianismo.

O QUE O EVANGELHO É:

1- O Evangelho é de Deus. Cf. Rm 1:1; II Ts 1:08; I Tm 1:11; Rm 1:9; II Co 4:04; – Veja bem, o evangelho não é meu, nem tampouco de minha denominação, nem de particular elucidação. O evangelho é de Deus.
2- O Evangelho da Salvação. Cf Ef:1:13
3- O Evangelho da paz. Cf. Ef 6:15
4- O Evangelho é as Boas novas de Deus. A palavra Evangelho significa “boa nova”. Você já se deu conta que o homem tem uma grande atração por notícias? Na verdade existem centenas de agências especializadas em divulgar notícias. E o Interessante que a maioria das notícias que ouvimos sobre assuntos relativos ao homem e sua sociedade são ruins.: a violência, a ausência de Paz, o desamor o desequilíbrio social .Enfim, se repararmos, as novas que recebemos cotidianamente nem sempre são boas. Contudo mesmo em meio ao caos instalado na sociedade devido ao pecado, o evangelho continua sendo a grande e melhor notícia.
I Coríntios 15:3-4:
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”
A Bíblia nos ensina categoricamente que todos pecaram e que todos estão destituídos da glória de Deus (Rm 3:23). Isaías o profeta diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus (Is 59:02). João diz que pecar é transgredir a lei (I Jo 3:04), Paulo afirma que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23).

As boas novas do evangelho é que Jesus morreu na cruz em meu lugar. E ao morrer na cruz ele estava tomando sobre si todas as nossas iniqüidades (Is 53:02) , isto é , estava assumindo o lugar que era nosso, estava levando sobre si todas as nossas maldições, e proporcionando por intermédio do seu sangue reconciliação de toda humanidade para com Deus.

Colossensses nos ensina que Jesus Cancelou ( Eksaleipho – apagou) o escrito de dívida que era contra nós que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial. O texto diz que o Senhor removeu inteiramente encravando-o na cruz.
O sacrifício de Jesus foi suficiente para perdoar todas as nossas transgressões e nos purificar de Todas as nossas iniquidades. (Hb 9:14; Hb 10:11; Rm 5:8-9)
O Evangelho são as boas novas sobre o que Jesus Cristo fez em sua morte e ressurreição. Em I Coríntios 15:3-4 temos uma definição infalível do Evangelho.
O Evangelho é composto de três fatos:
1- Cristo morreu;
2- Foi sepultado;
3- Ressuscitou dentre os mortos.
Estes fatos nos apontam o amor imensurável de Deus. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito pra morrer no meu e seu lugar. Cristo fez tudo isto movido por amor e graça. Isto ele fez, para nos tornar justos diante de Deus .Ele morreu para nos livrar da maldição, fazendo-Se maldição por nós. Sua morte foi em nosso lugar.
O Evangelho são as boas novas porque revela o jeito pelo qual Deus faz de uma pessoa injusta, um justo.
3. O Evangelho é a proclamação alegre da atividade redentora de Deus em Jesus Cristo a favor do homem escravizado pelo pecado.
4. O Evangelho não é o produto de uma igreja desnorteada que medita sobre a relevância teológica da sexta-feira santa. É pelo contrário Poder de Deus. Cf. Rm 1:16 – Isto porque, como instrumento do espírito Santo, convence (I Ts 1:05) e converte (Cl 1:06). Ele não pode ser algemado (II Tm 2:09). Embora sejam boas novas, sofre uma forte resistência por parte de um mundo rebelde.
5. É loucura e pedra de tropeço pra aqueles que o recusam. Cf .I Co 1:17

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*