Autor: Roberto S. Pereira de Andrade
Levítico 19:16 – “16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. ”
Mexerico quer dizer: Enredo, intriga, bisbilhotice, chocalhice, desordem, balbúrdia.
Mexerico é difamação, é falar da vida alheia, é espalhar contendas.
Mexerico quer dizer também mentira, embuste, porque ora fala-se de um erro na vida de uma pessoa, ora inventa-se ou aumenta-se.
Mexerico é também uma maneira covarde de se falar da vida alheia porque ocorre na ausência daquele de quem se fala. O mexerico não leva assinatura, não implica em responsabilidades. O mexeriqueiro teme as implicações das suas palavras porque no fundo não sabe se é verdade aquilo que diz.
Ao espalhar contendas, fomentar divisões e discórdias no meio do povo de Deus o mexeriqueiro age como instrumento do diabo praticando abominação contra o Senhor.
Provérbios 6:16 – “16 Seis coisas que o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”
O Corpo de Cristo é para ser um povo leal, onde um irmão pode fitar o outro nos olhos, sem medo de que ele venha a descobrir que andou falando covarde e irresponsavelmente a seu respeito.
Provérbios 3:29 – ” 29 Não maquines o mal contra o teu próximo, que habita contigo confiadamente.”
Se teu irmão esta em pecado e você tem certeza disto, fale com ele em amor, face a face, como convém a quem se diz servo de Deus, membro do Corpo de Cristo, irmão na fé. Se você apenas ouviu falar, não viu, não sabe, então “não maquines o mal contra o teu próximo que habita contigo confiadamente”, isto é vergonhoso, é traição, e covardia, é ser mexeriqueiro, é semear contendas, é praticar abominação contra o Senhor.
Mateus 18:15 – ” Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão…”
Guardar a honra dos nossos irmãos é guardar a honra da igreja e conseqüentemente guardar a honra do Senhor da igreja. O que desonra o irmão, desonra a igreja e também desonra o Senhor da igreja.
A palavra de Deus nos revela que Saulo perseguia a igreja do Senhor, mas Jesus disse:
“Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo então perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.” Todo o bem ou todo o mal que se faz à igreja do Senhor, ao Senhor se faz. Porque a igreja é o Corpo de Cristo. O mexeriqueiro ao falar mal de um membro do Corpo de Cristo, fala mal do Corpo de Cristo e fala mal do Cabeça do Corpo: Cristo.
Mateus 25:45 – “…Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.”
Mateus 25:40 – “… Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.”
Efésios 1:22,23 – “22 …e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, 23 que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.”
Não nos sentindo culpados de transgredir nesta direção, assumimos uma atitude de justiceiros, que julgamos, nos propicia o direito de condenar o próximo. Ao falar do irmão, indiretamente estamos nos gabando de não ter cometido o erro que apontamos nele.
Aqui esta uma enorme contradição: Mexericar sobre a vida de um irmão e depois orar por ele! Reunir para orar e como ato preliminar mexericar sobre a vida dos irmãos a pretexto de informar aos intercessores! Não se pode bater em nome do diabo para depois curar em nome de Jesus. É cegueira espiritual falar mal de um membro do Corpo de Cristo desonrando o Corpo de Cristo, desonrando o Cabeça, e em seguida orar por milagres em nome de Jesus.
Marcos 9:38,40 – “porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim; 40 pois quem não é contra nós, é por nós.”
Tiago 3:10 – “10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. 11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?”
É cegueira espiritual mexericar contra o irmão olvidando a lei: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo.” e pretender depois interceder por ele. Porque nestas condições: Provérbios 28:9 – “9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável.”
É hipocrisia cantar o “Sempre Encontrando…” e depois praticar o “sempre mexericando…” Lembremo-nos, porém, das palavras de Jesus:
Mateus 7:1,5 – “1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
Não existe na Bíblia nenhuma cláusula de exceção que nos conceda o direito de macular a honra do próximo. Pelo contrário, o que se diz é que devemos ser os guardiões da honra dos nossos irmãos os quais são membros do Corpo de Cristo. Porque somente preferindo-nos uns aos outros em honra estaremos guardando a honra da igreja e a honra do Senhor da igreja:
Romanos 12:9,21 – 9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros…”
João 3:10 – “10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros…”
A lei do país prescreve que o receptador de mercadoria roubada é tão culpado quanto o ladrão. Quem é procurado pelo mexeriqueiro , na realidade, esta sendo grandemente insultado, pois o mexeriqueiro está julgando, não apenas aquele de quem fala, mas com quem fala também. Se alguém nos procura para contar uma anedota picante, isto por si só já indica que a pessoa julga que nós estamos interessados em pornografia. Se alguém nos escolhe para despejar o seu mexerico, a opinião desta pessoa é que nós estamos interessados em tal coisa. Na verdade isto é um insulto pois escolhe-se a lixeira para se despejar o lixo. Não permitamos que façam os nossos ouvidos de lixeiras! Aquele que se interessa pelo mexerico se coloca como mexeriqueiro.
Provérbios 17:4 – “4 O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.”
Tiago 1:26 – “26 Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.”
Provérbios 20:19 – “19 O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios.”
A ordem é: Não te metas com o mexeriqueiro. Ele é perigoso, é pedra de tropeço, é semeador de contendas. Cedo ou tarde interpretará mal alguma coisa e falará de você. O mexeriqueiro não percebe, mas ao falar mal do seu irmão, dá testemunho contra si mesmo de que é malicioso “pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.
Lucas 6:45 – “45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”
Provérbios 12:13 – “13 Pela transgressão dos lábios se enlaça o mau; mas o justo escapa da angústia.”
Provérbios 18:20,21 – “20 O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará. 21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.”
Provérbios 26:18 – “18 Como o louco que atira tições, flechas, e morte, 19 assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.”
O que deve fazer aquele que de repente se vê como alvo dos arremessadores de flechas?
É possível que alguns esperem a resposta: Defenda-se, agarre a flecha e a devolva.
Talvez você pense que praticando esta façanha de devolver as flechas que lhe atiram, provará que é valente, defende-se bem, toma posição contra o erro, não se deixa levar por onde queiram, não será vítima da injustiça, confirmará a sua posição de líder, será admirado e respeitado por todos.
Mas ao longo dos anos, com a prática adquirida, você se tornará um grande especialista na arte do arremesso de lanças, tições, flechas e morte, um semeador de contendas, um autentico mexeriqueiro!
A Palavra de Deus diz:
Romanos 12:19 – “19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.”
Arão e Miriã mexericaram contra Moisés:
Números 12: 1,2 – “1 Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés ,por causa da mulher cusita que este tomara…. 2 E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu…”
Mas o Senhor ouviu e disse:
Números 12:8 – “Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? 9 Assim se acendeu a ira do Senhor contra eles; e ele se retirou; 10 também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa. 11 Pelo que Arão disse a Moisés: Ah, meu senhor! rogo-te não ponhas sobre nós este pecado, porque procedemos loucamente, e pecamos. 12 Não seja ela como um morto que, ao sair do ventre de sua mãe, tenha a sua carne já meio consumida. 13 Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. 14 Respondeu o Senhor a Moisés: Se seu pai lhe tivesse cuspido na cara não seria envergonhada por sete dias? Esteja fechada por sete dias fora do arraial, e depois se recolherá outra vez. 15 Assim Miriã esteve fechada fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu, enquanto Miriã não se recolheu de novo.”
I Pedro 3:10 – “10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.”
Tiago 3:13,18 – “13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.”
Romanos 14:4 – “4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.”
Faça um comentário