Disciplina na família

Autor: Autor Desconhecido
“A disciplina nem sempre parece boa quando é aplicada, no entanto, depois nos traz lições que ficam para sempre guardadas em nossos corações”.

Objetivo: Levar a criança a: Entender que a disciplina é importante para a manutenção da responsabilidade. Sentir que ninguém pode viver sem disciplina. Desenvolver um espírito de compromisso com Deus, com a família, com a sociedade e com o futuro.

Recursos pedagógicos: A Bíblia: “A vara e a disciplina dão sabedoria”, “Corrige teu filho, e te dará descanso, darás delícias para tua alma”. (Pv. 29:15 e 17). Diálogos. Peça onde alguém representa o filho indisciplinado e outro o disciplinado. Cânticos.

Pistas: A indisciplina gera a desobediência, e a desobediência desagrada a Deus. A disciplina é um instrumento pedagógico extremamente importante. Viver sob a disciplina nos traz alegria e sucesso. Quando não há disciplina, quando tudo acontece de maneira desordenada as pessoas se entregam a um estilo de vida totalmente reprovável e que produz conseqüências terríveis para toda a família.

Deus instituiu a disciplina, não como um castigo simplesmente, ou, como algo pesado e ruim, mas, como algo que deve ser aplicado com amor e simpatia, pois assim produzirá bênçãos em nossas vidas. Quando deixamos a criança ao léu da sorte, fazendo tudo o que ela quer, com certeza essa criança terá imensas dificuldades no futuro. É muito importante saber dizer não.

A vontade da criança deve ser trabalhada na família, na escola e na comunidade religiosa, para controlar seus impulsos voluntariosos, trabalhar a vontade da criança, não é matar sua criatividade, iniciativa e destruir seus sonhos, mas desenvolver sua potencialidade com liberdade e limites. A disciplina produz calma, humildade e dará condições para que a pessoa seja bem sucedida na vida.

Compromisso: Muitas vezes fiquei zangado, pois achava que a disciplina é um castigo muito ruim. Agora que estou aprendendo seu verdadeiro sentido, sei que a disciplina é uma coisa boa, pode não parecer no momento, mas, no futuro trará lições inesquecíveis.

Atividades: Envolver as crianças em atividades que exijam disciplina. Escrever uma história sobre: “Criança disciplinada, criança feliz”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*