Celebrando O Natal Em Família

Autor: Simão Schreiber
Natal é uma época de alegria e de esperança. Sugerimos antes da celebração criar juntos, em família, um ambiente agradável e acolhedor. Que se faça a celebração ao lado de uma árvore de natal bem enfeitada, por mais simples que seja, um pequeno altar com flores, velas, Bíblia aberta e outros símbolos de natal.

Animador/a: Já preparamos juntos esse ambiente tão gostoso e acolhedor. Que essa celebração familiar possa ajudar-nos em nossa vida de fé. Que possamos celebrar o motivo central deste natal: o nascimento do Filho de Deus que se tornou ser humano.

Iniciamos esta celebração em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto: 24 HPD / 196 OPC

Animador/a: Confissão de pecados: Neste tempo de natal também queremos olhar para dentro de nós mesmos e à nossa volta, reconhecer nossos pecados, arrepender-nos e pedir perdão ao nosso bondoso e querido Deus. Façamos isso em um momento de silêncio.

Palavras de Absolvição: ler 1ª João 1.9

Canto: 18 HPD ou 192 OPC

Animador/a: Queremos ler o Salmo 96.1-4, 10 em forma responsorial, divididos em dois grupos:

G1 – Cantem uma nova canção ao Deus Eterno! Cantem ao Eterno, todos os povos da terra!

G2 – Cantem ao Eterno, louvem o seu nome! Anunciem todos os dias que ele nos salvou!

G1 – Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele fez.

G2 – O Deus Eterno é grande e merece todo o nosso louvor.

Todos: Digam em todas as nações: “O Deus Eterno é Rei! Ele firmou a terra no seu lugar, e ela

não pode ser abalada; ele julgará os povos com justiça”.

Canto: 15 HPD ou 188 OPC

Animador/a: Oremos: Bondoso e querido Deus! Estamos reunidos em teu nome neste dia tão importante para a nossa fé. Agradecemos-te por este momento. Que este tempo de natal possa realmente ser celebrado. Não nos deixe esquecer do central: celebrar o nascimento de teu Filho Jesus Cristo. Orienta-nos neste sentido Senhor. Em nome desse Cristo oramos. Amém!

Leitura Bíblica: Isaías 9.1-6

Canto: 31 HPD / 197 OPC

Animador/a: Reflexão Familiar. Queremos ler o texto de Lucas 2. 1-12 (leitura feita por outro familiar).

Esse texto nos mostra como o Filho de Deus se tornou ser humano. Ele realmente nasceu em um determinado momento histórico. O seu nascimento não é uma lenda ou fábula. Também nos mostra a simplicidade, humildade e pobreza na qual nasceu. Foi num curral e sua primeira cama foi um coxo. Isso nos diz muito! Comentem entre vocês: o que isso quer nos dizer neste dia?

Os pastores de ovelhas foram os primeiros convidados para vê-lo. Eram pessoas simples, humildes e consideradas impuras pela religião da época. Esses pastores não podiam entrar no templo e nos tribunais não eram aceitos como testemunhas. A religião oficial de seu tempo afirmava que dificilmente poderiam ser salvos por Deus. Perguntamos: existem pessoas assim em nosso meio hoje em dia? Tirem um tempinho para falar sobre isso.

Creio que o que o anjo disse aos pastores nós necessitamos ouvir hoje também. Ele disse: “Não tenham medo!” Vivemos um tempo em que o mundo está com medo. Temos medo da terceira guerra mundial, desse clima de insegurança mundial, da crise econômica que nos assola, do desemprego, do baixo nível da educação, da falta de saúde, dos baixos preços dos produtos da roça, das drogas, das crises de fé…

Mas a mensagem do anjo continua. Ele diz: “Estou aqui para trazer uma boa notícia a vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!”.

Estamos celebrando o natal, o nascimento do Salvador do mundo e isso é motivo de grande alegria e esperança. Essa é a Boa Nova. Esse Salvador nasceu há 2000 anos atrás e quer nascer ainda hoje na vida de cada um de nós.

Estamos alegres, com saúde, com trabalho, com família, em uma igreja, realizados como pessoas? O Cristo encarnado quer estar presente conosco. Estamos tristes, doentes, desempregados, sozinhos, afastados da igreja, desanimados, sem esperança? O Cristo encarnado nasceu para estar conosco também nestes momentos, ajudando-nos e dando-nos a força necessária para superar todos os problemas e dificuldades. Tenhamos fé nesse Cristo encarnado. Ele nasceu para todos as pessoas. Conversem agora sobre isso entre vocês.

Um abençoado Natal para todos/as! Amém.

Canto: 13 HPD/ 191 OPC

Animador/a: Oração final: Senhor, oramos pela paz mundial, por justiça, pela igreja, pela família, pelo amor, por todos que sofrem, pela alegria de viver…

Todos/as: Senhor, escuta a nossa prece! (após cada petição)

Pai Nosso.

Bênção: (cantar ou falar): Deus te abençoe, Deus te proteja, Deus te dê a paz, Deus te dê a Paz.

(Terminar saudando-se mutuamente com um aperto de mão ou um abraço, desejando ao outro um Feliz Natal).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*