Autor: J. Laurindo
“…, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que eles sejam um, assim como nós” (João 17.11).
A palavra de Jesus, em João 17, mostra que seus discípulos têm que marcar presença neste mundo. Não há outro lugar para que eles possam atuar senão na sociedade onde vivem. Uma vez que a Igreja é composta de discípulos, torna-se evidente que sua influência na sociedade é muito importante. Mas, por que isso?
1) A Igreja é o referencial de verdade para o mundo
O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, identifica a Igreja como “esteio da verdade” (1Tm 3.15). Uma das maiores necessidades do mundo de hoje é a prática da verdade. Vivemos numa época onde impera a chamada “pós-modernidade”. Em geral, nela, o conceito de verdade é relativo. O ser humano deste século, propositadamente, se distancia de tudo aquilo que está ligado à verdade. Não se coloca ao lado de Cristo, torna-se presa de Satanás, passa a fazer parte do seu grupo, ficando, dessa forma, completamente enganado, porque Satanás é referencial enganoso, “Pai da mentira”. Nele, Jesus ensina: “nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso” (Jo. 8.44). É nesse contexto que a Igreja precisa levantar bem alto a bandeira do Evangelho e proclamar Cristo, o caminho, a verdade, a vida (Jo. 14.6). Ela é a única instituição que prega e vive a verdade, ou seja, o único referencial de verdade no mundo e para o mundo. Nesse “esteio da verdade”, todos encontrarão a solução para os problemas sociais, morais, éticos, econômicos, e, sobretudo, espirituais. Quem deseja experimentar isso, basta entregar-se aquele que é o cabeça da Igreja, Jesus.
2) A Igreja é o referencial de santidade para o mundo
A verdade está ligada à santidade. Aqueles mesmos discípulos que seguiram a Jesus foram instruídos a viver em santidade. A Palavra do Senhor em relação a eles foi: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Só tendo esse tipo de experiência é que podemos influenciar o mundo. A Igreja santificada na verdade não terá medo do inimigo. Impulsionada pelo poder do Espírito, ela levantará sua voz profética contra as estruturas da mentira, espalhadas no mundo. Seus membros sairão como verdadeiros atalaias, anunciando a verdade que destrói os reinos da mentira. Só poderão fazer isso porque vivem em santidade. Quando os homens de hoje virem nos seguidores de Cristo uma vida de santidade, certamente não terão o que duvidar da verdade. Eles pertencem à Igreja, que é “santa e irrepreensível” (Ef. 5.27).
Deus nos ajude, para que, através de nosso testemunho, possamos influenciar a sociedade onde vivemos.
Faça um comentário