Autor: Marta Carriker
Fazedores de tendas são um tipo de missionário muito importante, se considerarmos que muitos países são fechados para missionários tradicionais, que muitas igrejas que gostariam de enviar missionários não têm dinheiro para arcar com as despesas e que, no mundo em que vivemos, há muitas oportunidades de estudo e trabalho no exterior.
Robson Ramos define missionário “fazedor de tenda” como “um cristão que, como o apóstolo Paulo, se mantém financeiramente por conta própria na sua própria cultura ou em outra, com o propósito de testemunhar de Jesus Cristo. Sua motivação e sua conduta pessoal estão voltadas para a expansão da obra de Cristo.” Ele chama a atenção para a necessidade de supervisão, um grupo de apoio emocional, espiritual e até profissional. Cita o exemplo de Paulo e Barnabé, que tinham vínculos com a igreja em Antioquia e se submetiam à sua liderança.
Don Hamilton fez uma pesquisa entre mais de 800 pesssoas que serviam ou haviam servido como fazedores de tenda, para identificar quais seriam as qualidades que distinguiam os bons obreiros. Descobriu sobre os bons fazedores de tendas, que 1) Haviam liderado um grupo de Estudo Bíblico evangelístico antes de irem ao campo missionário; 2) A razão principal de irem a outro país era para levar o evangelho de Jesus Cristo; 3) Criam que Deus os havia chamado para serem fazedores de tendas; 4) Tinham a experiência de compartilhar sua fé ativamente no país de origem; 5) Mantinham um bom relacionamento com sua igreja de origem e 6) Recrutavam outros para serem fazedores de tendas.
Quais seriam alguns tipos de pessoas que acabam se desqualificando como fazedores de tendas? Segundo o mesmo autor, são: 1) Aqueles que querem fazer tudo sozinhos, do seu jeito e sem consultar outros que já estejam trabalhando no local. Não querem responder a ninguém por seu atos; 2)Pessoas sem preparo bíblico e espiritual; 3) Pessoas que não se importam em aprender a língua local e 4) Pessoas cujos empregos consomem todo o seu tempo e energia. Hamilton diz que não devem ser chamados de fazedores de tendas.
Portanto, se Deus o chamou para ser fazedor de tendas, você deve se preparar, conseguir apoio de cristãos que orem por você, de alguém a quem você responda por sua vida espiritual. Deve aprender a Bíblia, aprender a orar, evangelizar e discipular. Não deixe de aprender bem a língua e a cultura do povo a quem Deus o enviar. Seja um profissional bem preparado e responsável, o melhor que puder ser. Leve a sério sua profissão porque as pessoas o observam. Aprenda a balancear o seu tempo entre trabalho e ministério antes mesmo de sair de seu país e envolva-se em sua igreja de origem, de modo a envolver a igreja nesse ministério. E que Deus o abençoe!
Bibliografia
Hamilton, Don Tentmakers Speak Ventura: Regal Books, 1987.
Wilson Jr., J. Christy com Robson Ramos Fazedores de Tendas Hoje São Paulo: Ed. Sepal, 1992.
Faça um comentário