Depois que as igrejas se livraram dos velhos hinos e incluíram somente os cânticos em seu momento de louvor o culto nunca mais foi o mesmo. Mudou tudo e hoje o louvor é ou tem sido a parte mais importante no culto.
As igrejas tem mais ou menos o mesmo tipo de culto. Uma leitura bíblica, uma oração e já passa para o louvor de mais ou menos uma hora de duração. Todo mundo em pé (no Brasil é pecado cantar sentado), batendo palmas, sacudindo o tronco. Mãos levantadas, olhos fechados, lágrimas, glórias e aleluias.
Mesmo sabendo que não vai mudar nada, aqui vão algumas dicas para os pastores e ministros de louvor.
1. Se possível escolher as músicas de acordo com o tema do sermão.
– muitas vezes, é verdade, o pastor nem sabe o que vai pregar até meia hora antes do culto, mas se o ministro de louvor insistir, quem sabe o pastor fica sem graça e começa a preparar antes. Essa dissintonia é vista todos os domingos. O pastor prega sobre a travessia do mar vermelho e as músicas sobre a segunda vinda de Cristo.
2. Se possível escolha umas quatro musicas. Comece com as mais agitadas e termine com as mais lentas.
– ao passar a palavra para o pastor, que a sua última musica não seja do tipo “vem com Josué lutar em Jericó”. Até o povo se acalmar para ouvir a mensagem demora meia hora.
3. Se possível não repita a música 10 vezes. Duas vezes é o suficiente.
– algumas músicas adquirem o tom de mantra. Repete tantas vezes que irrita os mais racionais e mais velhos. O louvor não é um mantra indiano.
4. Se possível não feche os olhos durante as músicas.
– quase todas as pessoas no palco cantam com os olhos fechados. Que coisa mais absurda. Os membros da banda parecem que entram em Alfa e fecham os olhos, levantam as mãos, choram, etc. O pessoal do louvor não entende que o canto é comunitário e não individual. Eles estão ministrando para o povo. Abra os olhos! Veja o que está acontecendo. Note se alguém não está cantando (não para perturbar a pessoa, mas para depois abordá-la oferecendo ajuda). Imagine se eu como pregador pregasse com os olhos fechados o meu sermão!
5. Se possível não pregue entre as musicas.
– Entre uma musica e outra tem aquele sermãozinho. Um monte de palavras que não fazem sentido ou a repetição do que a musica vai falar. Ministro de louvor é pra ministrar louvor, deixe a pregação com o pastor. Cante umas três musicas e antes de cantar a última, faça uma oração.
6. Se possível ao terminar o louvor não vá para fora do templo.
– músicos gostam de cantar ou tocar, ouvir o sermão nem sempre. É deselegante você “sumir” e “aparecer” depois do louvor.
7. Se possível ensaiar antes do culto.
– É duro chegar para o culto e ver a banda ainda ensaiando. Falta de compromisso.
8. Se possível deixe o Espírito Santo agir.
– não fique com palavras de ordens tipo “vocês não estão animados”, “vocês precisam soltar as vozes”, “vocês não jantaram hoje”. Irritante.
9. Se possível coloque um hino para “agradar” os crentes mais velhos.
– o louvor é comunitário e na igreja tem jovens e velhos. Alias, são os velhos que dão dízimo para comprar os instrumentos da banda. Pense nisso!
Tem mais coisas, mas vou deixar espaço para você contribuir em como o louvor pode ser melhorado em sua igreja.
Antonio C Barro
Bom dia . Gostaria de fazer algumas pergunta : Antonio , quando você vai louvar a Deus nosso Senhor seu louvor e para Deus ou as pessoas??? Seu culto racional é para o Senhor ou para as pessoas ???
O meu louvor é exclusivamente para Deus, nós ministros de louvor temos o papel de levar a igreja adorar a Deus!!
Acho que não devemos se preocupar com as pessoas, mas sim em agradar o coração de Deus em nos louvores ,e atrair sua atenção e deixar o espírito agir à vontade .
Sabemos que existe dentro da igreja brasileira muito showzinho gospel , esquecemos de agradar a Deus em nossos louvores e culto e queremos agradar às pessoas.
Alguns pontos concordo, mais há pontos em seu comentário que é pessoal…desejo seu, e concepção sua sobre como deve ser o momento de cânticos (louvor é a celebração por completo)…exemplo:
– “escolher 04 musicas…mais agitadas primeiro e mais lenta por último”…eu mesmo gosto de começar a pregar com o povo em alegria, no pique…para mim é indiferente musica que baixa a adrenalina antes do sermão, ou musica com tempo mais acelerado…
– “…pecado em cantar sentado”…pecado não é, concordo, agora…porque não em pé? Porque não mexer o tronco? (Salmos 149:3 – 2 Sam. 6:16), Porque não palmas (Salmos 47:1)…ou seja, a Biblia traz vários exemplos de demonstração de contentamento, alegria com danças…palmas enfim…e vários textos com demonstração de exaltação, rendição através de choro, disposição de ficar de joelhos, enfim…Deus vê o coração e não como ficamos aparentemente…lembre-se disso!
Bom irmão, algumas dicas escritas por você são legais, mais sendo no âmbito geral, e não seu gosto pessoal…ai não vale varão!!
Abraços
Helcio,
Deus é Deus não precisa de nossos favores. Te digo que a maior preocupação de Deus são com os participantes. Deus se agrada com o Culto, mas se preocupa mais com os homens aqui da terra, os não salvos.
Precisamos preparar um culto ordeiro para os visitantes e, como você disse devemos agradar só a Deus. Engano seu “Há festa no Céu por mais um convertido”. O convertido é pela mensagem e não por esta “parafernália” musical que existe hoje em dia nas Igrejas infelizmente. Jovens mal orientados só querendo “APARECER”, É O JEITO DELE APARECER!
O verdadeiro culto ao Senhor é baseado na maioria do seu tempo “na Palavra”, na mensagem de Cristo o que “SALVA!” Este deve ser exaltado na maior parte do culto. Amém.
Dc. Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rui de Janeiro
Valeu Varão! Aprendir que pra louvar a Deus se louva em qualquer lugar,na casa de Deus sempre é melhor mais nõa devemos esquecer que louvamos ha Deus,e cantamos pra os que nos ouvem.
Rilvan, primeiro as canções são baseadas na Bíblia, e conheço muitas pessoas que se converteram através de cânticos e estão firmes no corpo de Cristo. As músicas também possuem palavra e não apenas a pregação que é um momento também muito importante. O louvor ao Senhor não é uma “parafernalia”, aliás fomos criados para a adoração e em grande parte dos momentos adoramos à Deus através do louvor, dos salmos, de declarações de amor ao Senhor e durante a pregação (que segundo você é o único momento que a pessoa pode ser salva) eu pelo menos busco ficar focado no que está sendo falado. Não critique a obra que as igrejas que não tem o seu estilo e gosto pessoal fazem, aliás não há receitas de bolos dentro da Bíblia e o evangelho é pregado de diversas maneiras conforme a vontade do Senhor para cada pessoa, até os céus manifestam a glória do Senhor a ponto de alguém se converter ao admirá-lo, quanto mais uma música que fala do Criador de maneira explicita.
Amplie seu conceito sobre as mais variadas formas de Deus se manifestar ao homem e verá muito mais salvação do que tem visto até agora.
Boa Tarde
Como você mesmo disse você prega.
Deixe o Louvor para quem sabe cantar.
Como se diz: Está triste ore, está feliz LOUVE.
kkkkkk, essa foi a melhor, concordo plenamente Daniel
Hinos, louvores e barulho.
Ivone Boechat
Antigamente, quando alguém passava na rua poderia ser alcançado pelo poder de Deus, ao ouvir a Igreja cantando um hino inspirado, com letra simples e profunda. Sempre a Igreja usou instrumentos musicais: violino, órgão, piano, ou acordeom… Quantas pessoas se converteram… ouvindo um hino, um coral, a música inspirativa ? Hoje, quem passa pela rua ou por fora do templo, não consegue ouvir nem a igreja cantando, coitada, ela até se esforça, grita, fica na ponta do pé, se esgoela, mas não vence o som altíssimo da bateria, estrondando e balançando lustres e vidraças, com 90 decibéis. Quem sabe até despencando o telhado.
Os educadores andam sobressaltados com tanta coisa que se esbarra na formação da futura igreja. Ela está aí e não venham dar a desculpa que não convence: “para conquistar os jovens é preciso liberar tudo, heresia na letra, barulho ensurdecedor, dança, som de danceteria, coreografia, porque o mundo está perdido e é preciso ceder”. A educação tem recursos para ajudar a por as coisas em ordem. Não precisa se contaminar com o mundo nem adoecer todo mundo com tanto barulho.
Os evangélicos têm hinos perfeitos, lindíssimos e inigualáveis e alguns “cristãos modernos” ficam esnobando esse acervo, chegando ao cúmulo de discriminarem e até substituírem os maravilhosos e inspirados hinários por “louvores” mal feitos, sem pé nem cabeça. Acham que louvar é fazer muito, mas muito barulho…! Quando se usa o som acima da capacidade auditiva, desequilibra, irrita e…pode até matar. Quem usa marca passo não pode ir à igreja. Os idosos estão sendo expulsos, as crianças, coitadas, sofrem…, e haja tímpano. Os cultos ultrapassam a 80 decibéis! Muitos irmãos não agüentaram e desapareceram dos barulhões que antecedem ao culto. Chegam mais tarde! Ou nem chegam.
“A minha casa será chamada casa de oração”. Mt 21:13
O ambiente na igreja deve ser próprio para a comunhão, para a oração, sim, para o louvor e não para um show que desarmoniza, incomoda, desprepara o cérebro para receber a mensagem. O cérebro desorganizado não está apto para gravar nada.
Por onde andam os corais infantis? Cadê os quartetos que cantavam nas Igrejas? Cadê os hinos lindos tradicionais ? Há igrejas que nem evangélicas são que estão tomando posse dos hinos do cantor cristão, da harpa e outros nossos hinários tradicionais, e afirmando que são hinos deles. Que eles cantem, tudo bem, cantemos juntos ao redor da terra, mas nunca, porque nós os desprezamos ou substituímos o belo pelo desarranjo.
“Parece-vos pouco o fatigares e provares a paciência dos homens? Agora quereis também abusar da paciência do meu Deus?” Isaías 7:13
A influência da música na saúde mental
Ivone Boechat
A música se destaca dentre as expressões artísticas, desde os primórdios da narrativa bíblica. No século VI a.C, Pitágoras afirmava: “A música e a dieta são os dois principais meios de limpar a alma e o corpo e manter a harmonia e a saúde de todo organismo”.
Nada no planeta escapa aos efeitos da música. Ela interfere em tudo: na digestão, na produção de secreções, na circulação sanguínea, nas batidas cardíacas, na respiração, na nutrição e nas inteligências.
O alemão Tartchanoff, especialista nos fenômenos cerebrais, provou que “A música exerce poderosa influência sobre a atividade muscular, que aumenta ou diminui, de acordo com o ritmo, o volume, o estilo”. Os sons são dinamogênicos, isto é, aumentam a energia muscular em função de sua intensidade e ritmo. Ou o inverso: a música pode paralisar. O uso errado da música encurta a vida e, corretamente usada, ajuda a preservá-la. As batidas cardíacas podem ser reguladas ou transtornadas pelos sons musicais. O rock, por exemplo, faz mal à saúde física e mental, e vicia tanto quanto qualquer droga química. Um rock-dependente submetido a um tratamento de desintoxicação mental demora muito para curar a desarmonia no seu metabolismo.
Já os ritmos harmoniosos são estimulantes, sedativos, ajudam a recuperar o sono e fixam a memória. A medicina usa a música na terapia de partos, cirurgias, tratamentos dentários etc. Empresas de saúde entretêm pacientes em sala de espera com música suave, neutralizando a ansiedade.
Médicos de Los Angeles, EUA, selecionam músicas para relaxar no tratamento de pacientes com dores. No Brasil a música é usada na assistência a doentes terminais.
Há muito se sabe que a música estimula a produção no trabalho. Em restaurantes, se inteligentemente usada, ela estimula o apetite, o romantismo, a confraternização, as comemorações. Nos quartéis, desperta o espírito cívico. A Bíblia conta, por exemplo, que o rei Jeosafá usou um grandioso coral e uma banda de música para intimidar o inimigo (II Cr 20). Ganhou a batalha!
Shakespeare dizia que a música: “Presta auxílio a mentes enfermas, arranca da memória uma tristeza arraigada, arrasa as ansiedades escritas no cérebro e, com seu doce e esquecedor antídoto, limpa o seio de todas as matérias perigosas que pesam sobre o coração”.
Para cada ambiente há ritmos, sons e volumes apropriados. Porém, o volume acima de 60 decibéis, segundo órgãos internacionais de saúde, pode causar espasmos e lesões cerebrais irreversíveis. Mais de 90 decibéis, e o excesso sonoro e rítmico calcificam parcialmente o cérebro, bloqueando a memória. A mensagem externa não pode ser gravada, porque a química está alterada pelo excesso de adrenalina.
A epilepsia musicogênica resulta do excesso de ruídos musicais, incluindo convulsões. A lesão produzida pelo mau uso do som pode até matar, se a vítima não for adequadamente tratada. Desde o quarto mês de gestação, os bebês já podem perceber a agressão externa pela inteligência corporal. A ansiedade de uma grávida onde o som ultrapassa os limites humanos de segurança é percebida e registrada pelo feto.
Hoje, muitos jovens têm problemas de audição comuns em idosos, o que explica o volume exagerado de músicas em festas e cultos. Isso leva a sons cada vez mais altos. Outros efeitos negativos são irritabilidade, memória confusa, baixa aprendizagem, baixa autoestima, insônia, cefaleia, vômitos, impotência, morte etc.
Na Alemanha, um estudo revelou que 70 decibéis sistemáticos de “música” causam constrição vascular – mortal, se as artérias coronárias já estiverem estreitadas pela arteriosclerose. Quem usa marca-passo deve fugir desses ambientes! É comum o mal-estar súbito em pessoas durante festas em que a música, ao invés de ser um bem passou a ser arma. É uma questão de saúde pública!
Se usada com equilíbrio, a música sensibiliza, entusiasma, fortalece a memória, consola, tranqüiliza, desperta a atenção, mobiliza inteligências…
A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David: “ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .
Nos céus de Belém, anjos cantaram naquela noite em que a Internet de Deus se abriu à humanidade, em sons harmoniosos e o data-show celestial revelou “… novas de grande alegria…” Lc 2:10
Extraído do livro A família no século XXI 1ª edição Reproarte 2001 RJ
A música deve ser usada inteligentemente
Ivone Boechat
O cérebro humano está cansado e agredido pelo excesso de informações. A tv se encarregou de saturar, incessantemente, com sons irritantes; nas ruas, os motoristas buzinam estridentemente, e aceleram forte, produzindo barulho excessivo; os ruídos internos empurram o ser humano para o universo interior das cobranças sociais, e assim estressado pelo trabalho, ele se dirige aos templos para buscar a Palavra, a quietude, a reflexão. Quem não gostaria de orar silenciosamente ao entrar no santuário, ao som de uma musica suave? Quem não gostaria de ouvir um coral, ou cantar com a congregação um hino inspirativo, sem necessidade de tentar superar o barulho do que mais parece um “trio elétrico” de 90 decibéis, prejudicando a audição e a saúde?
Ainda há tempo de reverter o horror que se instalou nos templos durante o culto. Autoridades especializadas no estudo dos efeitos do som indicam que ruídos em níveis elevados alteram o comportamento humano e não preparam o cérebro para ouvir a mensagem, pelo contrário, interferem na química cerebral, que fica muito alterada. Com toda essa adrenalina a pessoa torna-se incapaz de gravar a mensagem.
A música é um poderoso fixador da memória: sensibiliza; emotiza (cria entusiasmo); prepara o cérebro para arquivar as mensagens; consola; tranqüiliza; desperta a atenção; estimula a produção dos hormônios que formam o padrão químico das inteligências.
A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David:
“ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .
“Cantai-lhe um cântico novo, tocai com arte e júbilo.” Sl. 33:3
Caro irmão Helcio – Quando você vai louvar a Deus, não como ministro de louvor, então você pode dispensar sua preocupação com as pessoas. Mas se você está no púlpito, você está ministrando o louvor a Deus. Quem ministra, ministra para as pessoas, ou seja, você está levando as pessoas a louvarem também. Então você tem que se preocupar com as pessoas sim! De alguma forma você está liderando um louvor coletivo.
Se você não pensa assim, então desça do púlpito e fica na sua, como você quer e provavelmente tem feito.
Caro Edmar!
No pique???
A igreja precisa de Palavra que fique gravada nos corações.
A emoção do “pique” termina assim que o culto termina. Por isso vemos hoje crentes de duas personalidades. Uma na igreja, na hora da emoção, e outra fora da igreja, quando cai na real.
A igreja hoje precisa de Palavra. Temos que trabalhar o caracter e a personalidade das pessoas através da Palavra. Jesus não ensinou emoções. Ensinou Palavra.
Emoção??? Até pode. Mas pelo conteúdo da Palavra e não pela retórica.
Pense nisso.
Fica com Deus. O Deus da Palavra.
Cantar em pé durante 40 minutos ou 1 hora???
É bem verdade que cantar em pé facilita a emissão da voz e da respiração.
Mas, a despeito disso, as igrejas de hoje, com esse louvor estrondoso e em pé por mais de meia hora, deveria ter na porta de entrada um aviso assim:
“PROIBIDA A ENTRADA DE VELHOS”. Pois normalmente os mais velhos tem problemas nas juntas, principalmente joelhos, e problemas também de audição, que agrava quando exposto a ruídos estrondosos.
Assim sendo, os velhos estão excluídos da igreja moderna.
É isso????
Eu canto no ministério de louvor e sim eu canto de olhos fechados pq quando eu canto eu quero cantar pra Deus! Eu canto com o coração aberto! Eu não obrigo ninguém a cantar, vc não tem q fazer nada obrigado, por isso Deus deu o lovre arbítrio, para q as pessoas escolhessem oq quisessem fazer!
Eu tenho 17 anos e me preocupo q o meu louvor suba com o cheiro suave ao pai. E na hr de cantar tds sentimos o poder de Deus se manifestando na igreja eu não preciso abrir meus olhos pq Deus é quem faz a obra na vida de cada um, é ele quem sabe quem precisa de ajuda e quem precisa de consolo…. Então eu continuo cantando com os olhos fechados, e adorando a Deus de coração aberto! Acho q vc também deveria fechar seu olhos e sentir a presença de Deus na hr q o ministério de louvor estiver cantando.
Filha acho que vc não entendeu nada do post. Louvor é ministério, é serviço. Ali você está a serviço de Deus para a igreja e não para você. Se quer fazer como você diz, fique no banco e cante do jeito de gosta. Abraços.
Quem é você pra mandar sentar uma pessoa que Deus levantou para o louvor? Deus usa a pessoa como quer e bem entende! Ai de você se um dia desencorajar uma ovelha a fazer a obra do Senhor por um julgamento seu, ai de você!
Kellen, continue louvando ao Senhor em espírito e em verdade, pois são estes que o Pai procura como verdadeiros adoradores. Talvez você não entenda, mas todo o debate aqui é sobre formas diferentes de se compreender a ação do Espírito Santo. Os mais “tradicionais” ou “reformados” são como o autor desse post, acreditam que a manifestação do Espírito só ocorreu em Atos. Outros, os “pentescostais”, acreditam que a manifestação do Espírito Santo é atual. Então, você, assim como eu, acredita que quem conduz o louvor não é a religiosidade, nem os velhos, nem os pastores, nem as igrejas famosas: é o Espírito Santo de Deus. Como eles não entendem, criam “9 sugestões para melhorar o louvor”. Mas uma coisa eu preciso deixar claro: cultuamos somente a Deus. Não podemos adorar, louvar, cultuar nada além de Deus. Cantamos louvores para agradar a Deus. Somente.
Meu Deus o que é isso, olha no que virou !
se não conseguimos administrar tais assuntos com o minimo de prudencia ,alguma coisa esta erada olha ai os DOIS GRANDE MANDAMENTOS DEIXADO POR CRISTO.
se tu uma benção.
temos que refletir sim tais assuntos cada vez mais . Deus abençoe
Meu pr.São Músicos que não sabem de Biblia.Levam tudo pra seu lado musical.
Nossa quanto absurdo em uma postagem só, algumas coisas eu ate concordo mais são muito poucas mesmo. Vc ministra o louvor pq quer apenas adorar ao senhor, ou é pra mostrar que tem talento e tecnica? Pq se for fazer tudo isso que vc disse o espirito santo ñ vai conseguir agir mesmo, ñ pode nem ministrar uma palavrinha entre um louvor e outro, assim é melhor que monte uma banda secular e cante pro mundo!!
Até algumas décadas atrás, música na igreja era do corpo de Cristo, da igreja. Hoje, é dos músicos.O culto era do povo de Deus, hoje é dos dirigentes. Antes, o próprio Deus conduzia, hoje…
É triste ler um artigo com este conteúdo. Não tenho dúvida que este período chamado de louvor em nossas reuniões reflete a decadência do culto e da igreja. Que o povo de Deus se levante em clamor e que os profetas denunciem e que o culto volte a ser para Deus.
Irmãos, quem disse que louvor é ministério? De onde tiramos a ideia de que algumas pessoas são “ministros” de louvor? Louvor é para todo ser que respira. Para todas as faixas etárias, funções e obras criadas. Isto não passa de “igrejismo”. Prática de uma povo que desistiu da Palavra de Deus e pensa que é possível cultuá-lo fora da sua graça e revelação. O artigo é pobre no sentido bíblico e revelador do estado em que nos encontramos. Sofrível movimento religioso. Quanta falta de ensino e de percepção profética. Socorra-nos Senhor!
Tb concordo.
Eu concordo com varios pontos. E acho que só devemos pensar em apresentar o melhor pra Deus. E Deus nao importa se vc louva de pe, sentado, deitado. O que ele vê é a verdade de cada um. Não gosto de hipocrisias.
Senhor Antônio,
Achei engraçadíssimo seu post. Ri muito aqui do seu estilo de escrita e das suas colocações. Mas não concordo com sua posição. Ainda assim, creio que somos irmãos em Cristo! Seu texto ficou polêmico porque alguns de nós não concorda com o culto formatado. O culto é racional (sim!), mas o desejo de louvar de uma determinada forma é de dentro de nós. Se alguém não se sente disposto a adorar ao Senhor, deve primeiro “liberar” seu interior, se quebrantar,… Não quero ofender, mas talvez se confessar e se arrepender… Então, precisamos entender que podemos chegar diante do nosso Pai com o louvor, uma forma de declarar nosso amor… Já estive na mesma posição que o senhor… Já tive as mesmas opiniões. Colocava um hinozinho do hinário para agradar a turma acima dos 70 anos… Só começava o louvor depois que a igreja estava cheia (ou seja, era para pessoas, não para Deus). Tudo isso é religiosidade. Não podemos nos conformar com isso. Precisamos renovar a nossa mente (como afirmou Paulo). Mente fechada vai ter coração fechado e não vai conhecer a boa, perfeita e agradável vontade do Pai.
Post desnecessário.
Estamos adorando a Deus
Quem dirige é o Espírito Santo. Cada um é responsável de atrair a presença de Deus.
Se for pra chorar, pular, gritar, fechar os olhos… façamos, pois a adoração verdadeira não está em cantar para homens, mas louvar ao Senhor Jesus
Faço então uma pergunta para o irmão que postou esse texto alias respeito mas não concordo com o texto porque teve muito achismo e pouco contexto Bíblico até porque esse assunto tem que ensinar com Texto Bíblicos para aprendermos e não com que você acha oque é certo ou errado embora você falou alguns conselhos Bons para nosso dia a dia no servir a Deus . Mas entrou em área espirituais que eu não concordo a maneira que você entrou pois se fala das coisas espirituais tem que ter referencias biblicas pois esta falando de algo que Deus esta te revelando . Te Faço uma Pergunta. As Canções que Davi tocava Para Saul Era Pecado? Pois dentro de um contexto Bíblico oque acontecia ali quando Davi Arpejava a Harpa acontecia em Saul um descansar na alma de Saul e Davi Sempre repetia horas e horas a mesma melodia e ao que voce disse então
no texto ,era um Mantra que estava acontecendo Ali? Voce disse tambem que ninguem mais canta as cançoes do cantor cristão , harpa crista, corinhos antigos etc. Agora te pergunto onde esta na Biblia que o sinal da verdadeira ou verdadeiro louvor , musica, é o Cantor Cristão ou Harpa Cristã , corinho antigos embora goste tambem . se formos levar ao pe da letras então os Salmos que voce não sitou como a verdaeira refencia de cançoes na biblia tem que serem cantadas novamente então. desculpa se prepare melhor para colocar texto e outra não coleque a sua vontade coloque a vontade de Deus . ou então fale de voce e não das coisas espirituais de Deus esando o nome dele para falar aquilo que voce não gosta . Falo isso no Amor Amem.fique na Paz do Senhor Amado.
Meu Deus, Quanta desarmonia entre irmãos!Um tirando a razão do outro. O que era para melhorar a compreensão de todos, acabou virando dissensão, porque não houve respeito mutuo.Todos nós entendemos e não entendemos sobre muitos assuntos. QUEM CRIOU NOSSAS CORDAS VOCAIS? O mais importante e urgente, no momento, é todos nós deixarmos de lado nossos instrumentos, aparelhagens e técnicas aprendidas, devido a nossa pequenez, tomarmos a Inerrante Bíblia e estudarmos os atributos de Deus, para entendermos quem Ele é na sua essência. Então chegaremos a uma unica conclusão: Deus não depende de nós para se mover!Tudo que ele faz e permite em nós e por meio de nós, é tão somente para nos abençoar com misericórdia e nos usar para abençoar outras pessoas, seja por meio de musica ou palavra. Durante uma eternidade Ele esteve só e de nada necessitando. Se o universo, seres humanos, ou anjos lhe fossem necessários, teriam sido chamados desde a eternidade. Ao serem criados NADA acrescentaram a Deus essencialmente. Ele não ganha nada, nem se quer com a nossa adoração. Ele é suficientemente glorioso em si mesmo.
Não sou maestro, nem professor. Sendo o assunto musica, há musica excelente no céu…
Grande abraço, irmãos!
As pessoas quando estavam no “mundo” dançavam em baladas e bailes a noite toda e muitas vezes iam pra casa à pé, próximo à casa que eu morava tem um bailão chamado Terceira Idade,os mais velhos dançam até 4 ou 5 horas da manhã, agora acha um absurdo ficar em pé 40 minutos pra louvar a Deus.
Adoração a DEUS nao pode e nao deve ser robotica,ou faça aquilo e nao faça isso, DEUS procura aqueles que adoram em ESPÍRITO E EM VERDADE SE VC LOUVA DE OLHOS ABERTO OU FECHADO FAÇA O PRA DEUS ..se vc pula ou se ajoelha faça isso a DEUS ,eu adoro olhando para o alto,, fixando os meus olhos nos olhos de DEUS reconhecendo que ele é SANTO E EU UM PECADOR .. MESMO SEM MERECER ELE ME CONCEDE A GRAÇA
KKKKKK que post nada a ver. É claro que podemos cantar de olho fechado, n canto p pessoas, canto p Deus, eu me imagino com Cristo. Se a pessoa n está cantando talvez esteja ligada com Cristo
Como disse apóstolo Paulo “Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo.” Gálatas 1:10