O arrependimento e a fé

Autor: Tomaz Germanovix




Focalizamos em nosso primeiro estudo o homem em sua total depravação (estudo feito em 01/08/04). De modo claro, as Escrituras sagradas mostram que a situação do ser humano, à luz da revelação divina, é de absoluta perdição. Ele é escravo do pecado (João 8:34), é ignorante em relação às coisas do Espírito (1 Coríntios 2:14), está morto para Deus (Efésios 4:18), está cativo à vontade do diabo (2 Timóteo 2:25-26), ama as trevas (João 3:19), não tem nenhum interesse por Deus (Romanos 3:10-18).

A condição do homem é desesperadora porque ele não pode escolher outra coisa senão o pecado. Ele é dirigido por sua natureza caída, e obedece fielmente aos desejos de seu coração corrupto. Depois da rebelião no Éden, o homem perdeu o seu "livre-arbítrio". Nascemos neste mundo portadores de uma natureza rebelde e antagônica a Deus e só escolhemos o mal. Porém, isto não significa que não possamos ser pessoas morais ou ilibadas. Não só podemos ser pessoas distintas, mas também podemos ser extremamente religiosos e zelosos com as coisas de Deus. A Bíblia registra exemplos marcantes de pessoas muito "espirituais" e bondosas, contudo, elas não eram regeneradas. Tanto Nicodemos (João 3:3) como o centurião Cornélio (Atos 10:1-2) são exemplos claros dessa verdade. Não podemos confundir comportamento humano com depravação espiritual.

Em seguida, mostramos, pela Palavra de Deus, que só por intermédio de um ato divino o homem pode ser salvo. O milagre da regeneração (estudo feito em 12/09/04) se tornou uma questão sine qua non para a salvação do perdido. No estado de total escuridão, o homem nada pode fazer em benefício de si mesmo para ser salvo. Aquele que está morto está impedido de tomar qualquer tipo de decisão. O texto de 1 Coríntios 15:22a esclarece isto: Porque, assim como, em Adão, todos morrem. Se Deus não interferisse a favor do homem, não haveria esperança. O nosso fim seria a perdição eterna. No entanto, Deus, em sua infinita bondade, enviou o seu Filho amado a este mundo para nos salvar. Está escrito em João 3:16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Deus, por sua espontânea vontade, entregou o seu Filho amado para morrer numa cruz para nos salvar. A obra mais significativa deste universo foi realizada num palco chamado o Lugar da Caveira. O Senhor Jesus consumou a nossa redenção quando entregou a sua vida por nós.

João Batista ganhou a revelação em seu coração de que Jesus era muito mais do que simplesmente homem. No livro de João 1:29b está escrito: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! As Escrituras relatam que o cordeiro a ser sacrificado deveria ter características especiais. O cordeiro será sem defeito, macho de um ano. Êxodo 12:5a. Na velha dispensação, o animal que era ofertado tinha que ser o melhor do rebanho, e sem defeito algum.

Jesus Cristo é o santo Cordeiro de Deus. O apóstolo Pedro testemunhou sobre o Senhor: O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca. 1 Pedro 2:22. Cristo Jesus, totalmente santo, morreu numa cruz aos 33 anos, e isto equivale a idade de um cordeiro de 1 ano. Ele foi crucificado às 9 horas da manhã, e ficou pendurado na cruz, em agonia profunda, até às 3 horas da tarde: À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:46.

O Amado Senhor ficou 6 horas exposto à vergonha naquele madeiro. Ali, sozinho, Ele pagou por toda a culpa do nosso pecado. Mas no momento de sua morte, Ele nos incluiu em seu corpo, para que a nossa natureza rebelde fosse Nele crucificada. O livro de João 12:32-33 aponta: E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer. Não fomos incluídos no sofrimento de Cristo, mas sim, em sua morte (Romanos 6:6).

Contudo, não fomos somente incluídos em sua morte, ganhamos também uma nova vida por causa de sua ressurreição: E, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6. A regeneração é um milagre divino. É um ato gracioso que teve a sua origem na vontade soberana de Deus.

Uma vez regenerados, podemos nos arrepender e crer. Nós não nos arrependemos e cremos para sermos regenerados, o inverso é a verdade bíblica. Segundo John Reisinger, o arrependimento e fé são atos livres do homem. Os homens, com sua própria mente, coração e vontade, devem renunciar ao pecado e receber a Cristo. Deus nunca se arrependeu ou creu por alguém – e Ele nunca o fará. Podemos constatar esta verdade em Mateus 3:2 e João 3:15: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna.

No entanto, só podemos nos arrepender e crer se tivermos vida (Efésios 2:1). O arrependimento e a fé são as evidências e não a causa da regeneração. O homem está 100% morto em delitos e pecados. O autor acima citado dá o seguinte exemplo: Suponha que um homem que tenha estado morto por 20 anos te cumprimente na rua um dia. Você concluiria que o homem se cansou de ser morto e decidiu pedir a um grande médico que realizasse um milagre e lhe desse vida? Todos sabemos a resposta. Não há uma fagulha de luz no homem que o motive a se arrepender e crer em Deus.

Ao mesmo tempo que a Bíblia exorta o homem a se arrepender e crer no evangelho, também ensina que tanto o arrependimento como a fé são dons divinos. Lemos em Romanos 2:4 e Efésios 2:8: Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

O primeiro discurso de Pedro depois do Pentecoste levou os seus ouvintes a uma reação: Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:37-38. Constatamos aqui que aconteceu um genuíno arrependimento, pois os corações dos ouvintes foram compungidos pelo poder do Espírito Santo.

O verdadeiro arrependimento provoca em nós o repúdio pelo pecado. A Bíblia registra em Ezequiel 36:31: Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniqüidades e das vossas abominações. Ninguém que recebeu a vida santa de Cristo pode amar o pecado. Isto é um completo absurdo. O regenerado não é perfeito e está sujeito a pecar, no entanto, ele não nutre nenhuma afinidade para com aquilo que foi a causa da morte de seu querido Senhor. Uma vez salvos em Cristo Jesus, a nossa inclinação agora é para a justiça de Deus. Não somos mais escravos do pecado, pois verdadeiramente fomos libertos pelo Senhor.

Antes, éramos escravizados pela nossa natureza caída e não podíamos fazer nada, senão pecar. Agora somos livres em Cristo, e somos inclinados à santidade, ainda que, por sermos finitos, podemos eventualmente pecar.

Por sermos filhos de Deus, ganhamos uma nova disposição e inclinação, por isso temos prazer na obediência. As palavras de Paulo em Romanos 6:11-14 são dirigidas aos nascidos de novo: Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

O novo nascido tem uma inclinação natural às coisas do alto. Há uma sede da presença de Deus no íntimo de todo o filho de Deus. O salmista descreve bem o anelo da alma dos redimidos: Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Salmo 42:1-2.

O milagre da regeneração nos leva ao arrependimento e à fé em nosso Senhor Jesus Cristo. A Deus seja toda a Glória!

www.sermao.com.br

www.gospelonline.com.br

 


1 Comentário

  1. Onde está escrito na bíblia que o homem ao desobedecer a Deus ele perdeu o livre e arbítrio?
    A bíblia é bem literal. Mas o homem tende sempre interpretar nas entrelinhas algo que na bíblia não confirma. Assim se o homem interpreta de sua maneira, onde fica o versículo que diz que o espírito santo é quem dá todo entendimento?
    Vejo por essa analogia que a bíblia é só para entendimento dos teólogos e que ainda se têm discussões entre eles.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*