Igreja versos performance

Autor: Osmir Aparecido Cruz
Não é em qualquer dicionário que você encontrar a palavra performance. O dicionário diz que performance é “ato de adquirir uma nova uma forma…”(Tese Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa Vol. II). Esta palavra é muita usada por esportistas. Todo homem que começa a praticar qualquer tipo de esporte, passa a ter uma nova performance. Ele passa a não tem mais aquele corpo do qual tinha antes. Esta mais forte, mais, magro, mais ágil, enfim, esta diferente. Os resultados dos seus esforços físicos podem ser vistos naturalmente. Tudo o que se ouve é: “ele esta diferente”.
A Igreja cristã pode ser paralelamente comparada a um esportista. O motivo é que a Igreja também deve produzir uma nova performance em seus membros. Do ponto de vista sociológico e também religioso, um indivíduo sem religião, que passa a ter uma religião, deve ter uma nova performance. Do ponto de vista bíblico não é diferente. A Bíblia muito nos ensina sobre o fato, de que somos uma “Nova Criatura” em Cristo Jesus. “Que não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”. A vontade de Deus é que a cada dia nos tornemos semelhantes a Cristo. Isso é performance. A igreja deve produzir a cada dia, na vida de seus membros, um desejo de ser diferente. De adquirir uma semelhança com seu mestre: Jesus Cristo.
Encontramos pessoas dentro das igrejas, que estão rotineiramente acostumados a não apresentarem mudanças. Simplesmente são o que são. Não desejam ser mais nada além daquilo que sempre foram. Não têm sonhos. Não tem visão. Não tem propósitos de vida. Estão na igreja porque são arrastados pela rotina da vida. Assistem o culto, e saem com uma única diferença de quando chegaram: o cansaço de ouvir o pastor pregar. Uma das necessidades principais de uma igreja cristã é fornecer subsídios para que o individuo a cada dia adquira uma nova performance.
Precisamos treinar muito, e assim adquirir muitos músculos espirituais. A nova performance, só vai aparecer a partir da hora em que nos empenharmos em sérios exercícios espirituais. Não existe anabolizante para a performance espiritual. O segredo é muita oração e meditação na Palavra. Deus nos quer ver com vários músculos espirituais, adquiridos através de profundos momentos de relações intimas com Deus. Só assim, conseguiremos ter garra e força o bastante para vencer a todos os intentos do Maligno.
Resumindo. Existem muitos outros traços de uma igreja cristã. Esse é apenas um modo relativo de ver uma igreja cristã e suas necessidades. Eu oro a Deus, pedindo que me dê sabedoria e condições para trabalhar, e assim, ver uma igreja diferente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*