Ensina a criança no caminho em que deve andar

Autor: Domingos da Gama Fernandes

A Palavra de Deus nos aponta que é nossa responsabilidade, enquanto cristãos, ensinar o caminho às crianças. Por exemplo, Provérbios 22:6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Note que esse verso conta com um mandamento “ensina” e com uma promessa “não se desviará dele”. A expressão hebraica que é traduzida por “ensina” indica a idéia de iniciar a vida de uma criança em um caminho específico, que de acordo com o livro de Provérbios é o caminho da sabedoria.  Sabedoria essa que tem como fundamento o temor do Senhor.

A Betaninha acredita nessa promessa e nessa ordem e por isso conta com um Departamento Infantil que colabora com a formação do caráter cristão das crianças da nossa igreja. Entretanto, o tempo que as crianças passam em uma classe de escola dominical não é o bastante. Logo, cumpre aos pais trazer essa orientação sobre os caminhos do Senhor a seus filhos. E não é apenas porque os professores da igreja dispõem de menos tempo, mas é uma questão de responsabilidade dos pais! Veja o que diz Deuteronômio 6.6-7: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

O texto aponta que aos pais compete ensinar a Palavra de Deus em toda e qualquer oportunidade que se apresente, em casa, no caminho, ao levantar-se, ao deitar-se… E que esse ensino se dá por duas vias: a primeira delas é a fala, “falarás”. Logo, é responsabilidade de todo pai cristão procurar conhecer a Palavra de Deus para que possa falar sobre ela, para possa comunicá-la com precisão aos seus filhos.

A segunda maneira é o exemplo. As crianças aprendem com o exemplo dos seus pais.  Não adianta você conhecer as Escrituras, ensiná-las aos seus filhos e não vivê-la. O seu filho logo notará que você não vive o que ensina e por isso não acreditará no seu ensino. O pior mestre é aquele que não vive e não acredita no que diz. Não ensine ao seu filho que ele não deve mentir se você mente. Não ensine que ele não deve furtar se você sonega impostos. E tanto outros exemplos poderiam ser dados. E perceba, ainda, que uma vivencia cristã não se restringe a qualquer âmbito que seja. Você não pode ser crente apenas na igreja. Um verdadeiro cristão se revela em todas as esferas da sua vida, ou seja, nas relações familiares, no trabalho, na igreja, na vida como um todo.

Em suma, o ensino da Palavra de Deus é: “ensine ao seu filho o caminho que deve andar”. Ensine com palavras, mas também com atos. E aqueles que seguem por essa via da sabedoria não se desviarão, pois têm a humildade para continuar a aprender no caminho. E se você não tem vivido assim, não tem ensinado aos seus filhos com palavras e com atos, ainda há tempo. Volte-se para o Senhor e Ele lhe ajudará nessa árdua tarefa.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*