Ele enxugará nossas lagrimas!

Autor: Cleber Batista Gouveia
2 Reis 20.1-11

Ezequias filho de Abi, fiho de Acaz, começou a reinar em Judá quando tinha vinte e cinco anos, e sobre o trono ficou por vinte e nove anos, ou seja, até os seus 54 anos. Diz a Palavra do Senhor que Ezequias fora um dos nove reis de Judá que fez “… o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai.” (V.3). Contudo, a história nos conta que Ezequias, que estava sendo oprimido pelo rei da Assíria, “… adoeceu de uma enfermidade mortal…”. E a palavra do Senhor, segundo o Seu profeta foi de confirmação que a doença com a qual sofria iria levá-lo a morte: “veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem sua casa, porque morrerás e não morrerás”.

Imaginem-se acometidos de uma grande doença, lutando contra esta, desejando estarem vivos. Mas o Senhor, a quem oras, lhe traz a resposta de que é certo que morrerás, e não viverás. A situação deveria ser de desespero, de inconformidade não é mesmo? E até ai tudo bem. Pois a morte não nos agrada em nada, principalmente quando nós estamos para realizar, ou já estamos realizando boa e grande obra. Quando nós temos pessoas amadas das quais nós não queremos deixar, e vice-versa.

A Palavra do Senhor, porém, nos diz o contrário sobre a vida de Ezequias, um homem que fez tudo o que era reto perante o Senhor, como o seu pai Davi: Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo.

A Palavra não nos diz que ele não chorou. Mas que seu choro foi colocado diante da presença de Deus. A Palavra nos diz que seu choro foi entregue nas mãos daquele que poderia enxugar as suas lágrimas. Chorar no lugar certo, na presença da pessoa certa, eis o segredo que alimenta a nossa esperança; eis o caminho que nos permite continuar sonhando nossos sonhos; eis o segredo da vida eterna.

A oração do justo tem muito poder, diz a Palavra do Senhor no livro de Tiago, capítulo 5.16. E esta afirmação está fundamentada na experiência do rei Ezequias, pois segundo nos conta o Livro dos Reis, “ …sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: 5 Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor”.

A oração de Ezequias alcançou o coração do Senhor, e este teve misericórdia de Seu servo, e com benignidade mudou a sua sorte, confirmou a esperança que colocava no Senhor, e as promessas que o Senhor nos tem dado em Sua Palavra: Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.

Quantas vezes temos passado por momentos difíceis. Momentos de grande desolação, momentos de grande angústia, de desespero, de desesperança, de morte! E o pior é quando passamos por estes momentos sem a presença do Senhor. Imaginem como teria sido a passagem já conturbada do povo de Israel pelo deserto, se o Senhor não estivesse com eles, através de Moisés, lhes dando o maná, como alimento, fazendo jorrar da rocha a água doce para lhes matar a sede? Se nossas vidas têm tido tribulações, imaginemo-las sem a boa mão do Senhor Jesus a nos sustentar a cada dia? A nos consolar em cada
aflição? A nos fortalecer em cada luta? A nos dar vida, até mesmo quando a morte é certa (Jo 10.10; Jo 11)? A nos dizer: “tendes bom ânimo, eu venci o mundo!” (Jo 16.33)? Somente o Senhor pode nos dar de volta a esperança perdida! Somente Ele pode nos trazer de volta à vida; à Sua nova vida, cheia de bênçãos, eterna, infinita! (Sl 133.3)

Por isto, se temos que chorar, que o façamos na presença do Senhor, diante de Sua face que transforma a cada dia as nossas vidas, e com estas a realidade que nos cerca! O Senhor nos espera, pronto a mudar nossas vidas, pronto a nos dar a Sua Vida em Cristo Jesus! Pronto a, assim como fez com o rei Ezequias, enxugar as nossas lágrimas, e nos livrar de todo sofrimento e dor, (Ap 7. 17) porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes [enxugará] dos olhos toda lágrima.

Ap 21. 4 Ele [enxugará] de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*