Conflito no casamento

Autor: Desafios da Vida
Conflito no casamento – A fonte.
Conflito no casamento é uma parte normal da vida de casado. Quando duas pessoas se unem em matrimônio, é certo que conflito vai acontecer. Cada pessoa teve uma experiência de vida diferente, e sem dúvida tem expectativas diferentes do casamento e do seu cônjuge. Portanto, cada uma vai reagir de forma diferente aos desafios da vida.

Conflito no casamento – A resposta
Quando duas ou mais pessoas se agrupam, a chance de conflito no casamento provavelmente vai aumentar. Conflitos conjugais não são por si só ruins. É a nossa resposta a esses conflitos que podem construir ou destruir o casamento. Conflito conjugal pode ser o desafio que nos ajuda a amadurecer e a ter um bom relacionamento ou que pode destruir o nosso casamento. Talvez Deus esteja usando os costumes diferentes do nosso cônjuge para lixar e polir o nosso caráter.

Você pode ficar surpreso ao aprender que a Bíblia discute isso. O livro de Tiago nos diz para sermos felizes quando as coisas são difíceis porque então a nossa paciência tem uma chance de crescer. James 1:1-4Quando a nossa paciência cresce, isso demonstra que estamos amadurecendo (Tiago 1:1-4). Isso também mostra que o amor realmente mora dentro de nós. A natureza do amor verdadeiro é muito paciente e gentil, nunca invejoso ou ciumento, nunca soberbo ou egoísta ou rude. O amor não procura a sua própria maneira. Não é exigente. 1 Corinthians 13Não guarda mágoas e nem sequer percebe quando os outros erram (1 Coríntios 13).

Vemos o que está realmente dentro de nós quando o nosso cônjuge tenta nos irritar. Será que vamos ter um ataque de raiva? Será que vamos ser rudes? Será que vamos exigir que ele / ela faça tudo do nosso jeito? Será que vamos permitir com que conflitos conjugais governem nossas vidas? Será que vamos implementar técnicas para melhorar a nossa comunicação? Mesmo que o nosso cônjuge esteja errado no que ele / ela diz ou faz, a nossa resposta mostra quem nós realmente somos. Nós temos uma escolha. Podemos reagir de forma construtiva ou podemos reagir de forma negativa, demonstrando a nossa raiva, nosso sentimento de injustiça e nosso orgulho ferido.

Conflito no casamento – Exemplos
Nós não temos que procurar longe para encontrar exemplos de conflito no casamento. O conflito pode variar de uma pequena divergência sobre o que comer para o jantar hoje à noite ao extremo de abuso.

Geralmente é muito fácil sentirmos pena de nós mesmos, sentirmos injustiçados ou sentirmos que o conflito “nunca” é a nossa culpa. Houve vezes em meu próprio casamento onde eu realmente senti que tinha dado tudo o que eu poderia dar e que era a vez de meu marido mudar. Descobri através de aconselhamento e oração que o meu coração e meus motivos estavam longe de corretos ou nobres e que eu estava muito errada na minha atitude e reações ao meu marido. Eu aprendi que o meu marido tem muito a dizer e, muitas vezes, está certo.

Existe um exemplo na Bíblia de uma mulher que tinha todas as razões para estar zangada com o seu marido, de ser rude e de repreendê-lo; mas ela não agiu assim. Ao invés, ela escolheu ser uma pacificadora. Seu nome era Abigail e seu marido tinha o nome de Nabal. 1 Samuel 25A história é encontrada em 1 Samuel 25. Nabal fez uma coisa tola. Ele insultou os homens de Davi e foi rude com eles quando precisavam de ajuda. Davi ficou muito irritado e queria matar Nabal e todos os seus homens. Abigail, em vez de estar chateada com o marido e chamar-lhe a atenção pela estupidez que colocou a todos em perigo mortal, ela agiu de uma forma construtiva e salvou suas vidas!

Um exemplo moderno de uma atitude como a de Abigail é a de um jovem casal que abandonou a igreja onde cresceram e casaram para ir ao oculto. Apesar de ter rasgado o coração dessa jovem esposa, ela não deixou com que a situação escalasse a conflitos conjugais fora de controle. Ela foi paciente e gentil com ele. Em vez de criticar, ridicularizar e “pegar no pé” sobre sua escolha, o que certamente teria causado um distanciamento, ela escolheu responder-lhe em amor. Devido à sua atitude para com ele, com o tempo ele viu que sua escolha estava errada e voltou para a igreja.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*