Como vencer as tentações?

Quando se fala em tentação deve ficar bem claro que só é tentado quem tem compromisso a não fazer algo por alguma razão. No nosso caso, somos tentados a pecar e nos esforçamos para não fazê-lo, pois sabemos que o pecado é rebelião contra o nosso Deus e certamente seremos separados de sua comunhão se nos entregarmos a ele deliberadamente (Is 59.1,2). A tentação pode ser proveniente tanto de nós mesmos (Tg 1.13-15) como do Diabo (Lc 22.31) e não sobrevém a nós acima do que possamos suportar (1 Co 10.13), neste versículo vemos também que Deus não nos pode tentar, porém ele pode permitir tal coisa, mas ao mesmo tempo nos dá o escape, pois ele conhece nossa estrutura e lembra que somos pó (Sl 103.14). Bom, agora sabemos o que é tentação, quem nos tenta e porque somos tentados, mas fica uma pergunta: “Como vencer as tentações?!”. A Bíblia, sendo um livro perfeito no que diz respeito ao conhecimento necessário à nossa salvação, nos revela como podemos realizar essa façanha.

1 – Tendo compromisso com Deus :

“E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.” (Gn 39.10-12).

Neste trecho das Escrituras vemos o compromisso de um jovem com Deus, seu nome era José, Filho de Jacó. Ao ser tentado a deitar-se com a mulher de seu senhor ele fugiu, isso porque tinha compromisso, não com seus desejos íntimos e carnais, mas com o seu Deus que é santo e quer que sejamos santos como ele é (1 Pe 1.15,16).Que nós venhamos a fugir do pecado quando ele bater a nossa porta com seus apelos, muitas vezes irresistíveis. Não nos esqueçamos que com a tentação virá também o escape (1 Co 10.13)! Outros versículos que nos ensinam a fugir do pecado são estes: 1 Co 6.18; 10.14; 1 Tm 6.11.

2 – Resistindo o Diabo:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4.7).

Se por um lado, como já disse, somos tentados por nossa próprias paixões, outro agente é Satanás, porém, se a Bíblia nos adverte a fugirmos do pecado, por outro lado, ela nos manda resistirmos ao Diabo! Para isso precisaremos conhecer a Palavra de Deus que nos ajudará a resití-lo (Mt 4.4,7,10), nestes versículos vemos que Jesus, no deserto, venceu a tentação dizendo: “Está escrito!”.

3 – Vigiando e orando:

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41).

Não há outro meio de vencê-lo, se no s falta forças, oremos, cantemos ao Senhor, façamos a sua obra e meditemos na sua Palavra, pois fazendo assim estaremos ocupando a nossa vida com aquilo que edifica (Gl 3.2; Fp 4.8), muitas vezes caímos no engodo de Satanás porque ocupamos a nossa mente com aquilo que não edifica, porém, é orando e vigiando que estaremos alerta para não cairmos nas ciladas preparadas para nós.

4 – Andando no Espírito:

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” (Gl 5.16).

O Espírito Santo de Deus tem um papel importantíssimo no nosso viver diário. Ele habita em nosso corpo, o que nos faz entender que ele não se importa somente com o nosso coração, no sentido bíblico da palavra, mas com a totalidade do nosso ser, espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23). O Espírito Santo nos transmite a sua santidade no sentido prático, essa santificação ocorre em nós paulatinamente e nos leva dia-a-diaem direção à santidade de Cristo que um dia nós alcançaremos (1 Ts 3.2), por isso andemos na direção do Espírito e ele nos capacitará a vencermos as tentações!

Conclusão:

Quero finalizar com um trecho muito edificante das escrituras: “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos” (2 Pe 2.9). Jesus nos promete livrar-nos do dia da tentação que há de vir para tentar os que habitam na terra (Ap 3.10), portanto, se está difícil resistir a tudo isso, tenhamos esperança em Deus que um dianos levará para estarmos para sempre com Ele e este corpo corruptível já terá sido mudado num corpo incorruptível de glória no céu onde as aflições terão seu fim, se sofremos por Cristo ele nos recompensará (1 Pe 4.12-19)!

Autor: Clébio Lima de Freitas

12 Comentário

  1. Bem, eu bem sei o que é isso, sou convertida à uns 8 meses, me desviei e foram tempos dificieis, poia esqueci completamente da igreja de Deus, de mim, mas, agora voltei com força total, e não quero deslargar de Deus não, quero cada dia mais crescer espiritualmente, mas além de cuidar de mim, além de orar por mim, tenho ao meu marido,o homem que Deus colocou na minha vida, somos casados há 11 anos, e passamos por muitas situações, somos um casal jovem, e estamos expostos a tantas tentações,a amizades influenciaveis, enfim, o resultado de tudo do mundo que se instalou na nossa relação foi nossa separação, um ano longe um do outro, mas Deus agiu todo o momento, passamos por mais situações longe um do outro, e Deus mostrou o inicio do seu trabalho, quando há seis meses voltamos e voltamos em cristo, isso é edificante, somos convertidos, mas ainda sei que preciso de ajuda, precisamos de ajuda, pois o mundo sempre oferecendo tentações, destruições e tudo para ver o fracasso da familia, ele ainda é muito verde espiritualmente, fraco muitas vezes, ainda influenciavel, mas como citado acima, esperança em Deus é o que devemos ter.

  2. Texto bem elaborado,só quem já passou pelo vale da morte pra saber como é difícil a vida sem Deus,quanto mais praticamos a vontade do inimigo mais ele toma nossas forças .
    Me batizei muito nova com 12 anos ,no dia que fui batizar senti algo muito forte mesmo sem muita sabedoria eu sabia que não podia sair da igreja naquele dia sem me batizar senti uma presença enorme do Espírito Santo .Mas me afastei da igreja com 17 anos pois deixei com que a fraqueza me dominasse ,más foram tempos muito difícil hoje ainda estou caminhado más aprendi a importância de caminhar com DEUS.E por isso dou gloria a ele por tudo que permitiu que vivesse foi pra eu aprender a dar valor no que antes nunca tinha dado.Viver nos caminhos de Deus é a única coisa que precisamos para viver bem .

  3. Sou da igreja tenho 14 anos e fujo do meu pecado que me tenta a me fazer cair todos os dias mas eu consigo fugir tem dias que eu não aguento mais e caio no pecado, as vezes ate de proposito eu consegui fugir dos meus pecados desde uns meses atras, hoje dia 5 de novembro eu cheguei na igreja e comecei a chorar e não conseguir suportar o peso da minha culpa tudo por causa do vicio em pecar eu não me libertei mas estou fugindo negando o pecado ate aqui, mas as vezes penso que o pecado não se cansa ele tenta me cercar por todos os lados ate eu não conseguir mais fugir ate hj eu me controlo para não voltar ao pecado quando eu não suporto procuro achar uma saída na palavra do senhor ou me ocupando com algo ou trabalhos etc., preciso de ajuda urgente por favor, antes que seja tarde de mais ):

    • Olá Davi Pedro, sou Vanessa, terapeuta e trabalho com aconselhamento cristão. Em resposta ao seu email, me coloco a disposição para conversar contigo e ajudá-lo no que for possível.
      Lembre-se que NUNCA É TARDE DE MAIS, sempre haverá alguém disposto a estender as mãos e ajudá-lo em suas lutas e dificuldades do dia a dia. Meu email é: vanessacmello@hotmail.com
      Por favor conte conosco, aguardamos seu contato,
      Abraços fraternos e que o Senhor te abençoe.
      Vanessa

  4. O pecado é como um guimdast forte qi tira um contentor do navio no mar para a terra e voce temqi pedir auxilio de Deus para nao sejas tirado com diabo o bom lugar qi estas para servir o diabo qi tem rempensbmargas

  5. Devemos orar com frequencia, nao importarmos do lugar, nem do tempo, mas sim a oraçao dirigida à Deus poderoso para nos livra naqele instante qi sentimos a vontade de se mergulha do pecado

  6. Meu problema é com pensamentos, de um tempo para cá minha cabeça anda perturbada e com pensamentos pecaminosos que não me deixam nem um segundo sequer, eu oro, tento mas não consigo me livrar do pensamento, eu sei que não quero cometer o que o pensamento me induz só quero que o pensamento saia e eu não consigo… Não sei mais o que fazer

    • Ola Gabriela : tambem estou passando pelo mesmo problema. Tenho 15 anos de casamento e a cada dia que se passa desde o final do ano passado tem me levado a querer me afastar do meu esposo por varios motivos e pra piorar tem um pessoa na minha igreja que nao sai da minha cabeça por mais que eu me esforce.
      Nao estou sabendo o que fazer mais em relação a isso. Penso em falar com o meu esposo sobre isso mais nao sei como abordar o assunto com ele. Nao sei se por mesmo da reação dele ou por mim mesma. A verdade é que eu queria ficar longe dos dois. E ver o que fazer da vida. Que decisão tomar …. Mais tenho filhos que estudam e sao de menores. Ja não tenho ânimo pra sexo com ele as vezes ate penso mais ai penso no quao frustrante isso pode vir a ser que desisto. Esta muito complicado mesmo.

  7. É eu também sei como é difícil fugir do pegado, peço que me ajudem não estou tendo forças mais está muito difícil sou cristão a tempo já mais parece que a cada dia dificulta mais ajuda-me por favor. Manda-me um e-mail para WANDERSOM1946@HOTMAIL.COM
    estou muito necessitado.

  8. A paz sr. Procurei esse artigo pq estou muito preocupada. Sou casada h a dez anos. Tenho uma filha. Meu esposo é pastor ha pouco tempo. Venho passando muitissimas lutas ha algum tempo. Praim parece q chegou o momento da provavao. Realmente difícil. Passei um bom tpp desempregada e finalmente com muita oração consegui emprego. Apos 2 meses eu notei q o chefe me olhavs demais . pensei: Jesus ,nao por favor! Tentei me esquivar. Ele é extramente lindo. As meninas morrem por causa dele. Mas ele esta com olhos só pra mim. Estou com medo ele é muito insistente. Estou com muito medo !

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*