As aparentes contradições da Bíblia

Autor: Laercio Azzi
Vamos expor e analisar alguns exemplos: Conheci um homem, que até certo ponto, muito inteligente, culto, o qual abordei para falar sobre Deus e expor-lhe o plano de salvação. Então ele tomou a bíblia da minha mão e começou a me expor passagens, que na visão dele, eram conflitantes e questionava-me quanto a veracidade desses versículos desse modo:

01) – No livro de Gênesis (Gn 1:26) Deus disse: “Façamos o homem…”, veja bem ele não disse: “Faço o homem…”, então havia mais alguém!!??. Novamente em Gêneses (Gn 11:7) na torre de Babel alguém ajudou Deus confundir a linguagem do povo!!!.
A quem diga que antigamente era costume entre os Reis e grandes personalidades empregar o plural “majestático” ao falar de si mesmos.
Mas, Deus revelou para o profeta Isaias que ele é absoluto e age e faz tudo sozinho. Veja bem ele disse: EU FAÇO, EU ESTENDO, EU FORMO , EU CRIO (Is 44:24, 45:7). Ora, onde esta o plural majestático???. Por que se de fato existisse esse tal de “plural majestático” ele estaria desde o livro de gênesis até o livro de apocalipse. Não é mesmo!!!.
Deus é o Todo-Poderoso (Ex 6:3), mas como, se ele confidenciava- se, literalmente, com “alguém igual” a ele (Gn 3:22)!!??. Mas Isaias revela que Deus não divide sua glória (Is 42:8; 48:11)!!!. Mas Deus aconselhava-se com alguém, e o profeta Isaias é testemunha disso (Is 6:8)!!!. Ora essas passagens colocam em duvida a soberania, a onipotência, a independência, a glória de Deus o Todo Poderoso. Então o que é verdade na bíblia o livro de Gêneses?, Êxodo?, Isaias, …???.
Então eu pensei: e agora!!! meu Deus. Então comecei a falar: Certa vez, três engenheiros abriram uma empresa construtora civil, e ganharam a concorrência para projetar e construir um grande edifício. Um deles era engenheiro projetista e encarregou-se de desenvolver o projeto todo, o outro era engenheiro mestre de obra e encarregou-se de executar a obra toda segundo o projeto, e o terceiro era engenheiro gerente e encarregou-se de administrar tanto o projeto como a execução da obra no mesmo espirito.
Ora, todos três são igualmente engenheiros responsáveis pela mesma obra, então eles são a “gêneses composta”, ou seja, o Pai ou Criador (substantivo Composto) da obra.
Ora o engenheiro projetista é o cabeça, o provedor, a fonte [pai], ou seja, o ponto de partida da criação do edifício. O engenheiro mestre de obra esta sujeito ao projetista, pois precisa do projeto. E ambos estão sujeito a um terceiro engenheiro gerente que administra.
Ora, todos três são igualmente engenheiros, mas, com ocupações diferentes, então, ninguém é maior ou menor com relação ao outro. De nada adianta o projetista e o gerente se não houver o mestre de obra , porque não haverá obra!!!.
Um outro exemplo seria a industria de carro “General Motors”. Ela tem um departamento que projeta o carro e seria a cabeça, fonte ou ponto de partida do alvo. Um outro departamento que, sujeito ao projeto, executa, e seria o caminho para atingir o alvo. E um outro departamento que gerencia tanto o projeto como a execução do produto (alvo). Ora todos três departamentos são, igualmente, responsáveis pelo produto final que é a criação do carro. Então os três departamentos são a “gêneses composta”, ou seja o Pai, o Criador (substantivo composto) do carro. E o nome dessa “gêneses composta [Pai] é “General Motors” [GM], embora envolvem-se três departamentos distintos, pois tudo é GM.
A palavra hebraica “ELOHIM”, que é empregada, nas escrituras, para especificar o “Deus com um grau superlativo de poder intensificado”, é utilizada nas escrituras hebraicas para definir a “gêneses composta” [Pai da criação], ou melhor, a Divindade Composta de toda criação, que tem como nome YHWH ou YeoHWaH ou YaHWeH.
Uma Divindade projeta dando o ponto de partida [Deus Pai, Provedor ou cabeça], a outra Divindade executa o projeto [Deus Filho, Obreiro] e a outra Divindade administra [Deus Espirito Santo, Gerente].
Ora, todos três são igualmente Divindades [Deus] responsáveis pela mesma obra, então, eles são a “gêneses composta” [Pai] de toda criação. É uma seqüência lógica de processar a criação!!!. Então o tratamento a Deus como “Elohim” (deuses = deusissimo = superlativo de Deus) esta justificado.
Portanto quem falava com Isaias (Is 44:24, 47:7, 48:11) era a “gêneses composta” [Pai = Elohim], por isso o Deus Composto dizia: eu faço, eu formo, eu crio…, pois, era a Divindade Suprema Composta que falava, inclusive este Deus afirma que não existe Deus alem dele e nunca existira (Is 44:6 a 8; 46:5 e 9). Isaias sabia disso!!!, porque havia antes tido essa visão assistindo as três Divindades falando entre si, então ele se maravilhou, e disse: eis-me aqui…(Is 6:8). O mesmo aconteceu com Moisés em Gênesis (Gn 1:26; Gn 11:7), ele também teve essa visão assistindo as três Divindades conversando entre si (não com Moisés) dizendo respectivamente: Façamos o homem…, … Confundamos ali a sua linguagem… E essas três Divindades era: a Origem Santa da Palavra [que significa pai ou fonte], a Palavra Santa e o único Espirito Santo contido neles. Portanto YeoHWaH Elohim ainda é e sempre será, o Supremo, o Todo Poderoso, o Absoluto Criador e Onipotente.

02) – Ora como você pode afirmar que são três Divindades, não poderiam ser dois, quatro, cinco,…, milhões!?!?!?. Perguntou o homem.
E eu respondi: Ora, raciocine comigo: para você ver o globo terrestre é necessário que você esteja no espaço sideral. Para você ver o universo é necessário que você esteja no lugar onde Deus esta. Para você ver a Deus é necessário que você esteja no lugar onde Deus não esta. Isso é impossível!!!
Ninguém jamais viu a Deus (Jo 1:18; 1ºJo 4:12; Jo 5:37; 1ºTm 6:16). Por isso Elohim [ Deus YeoHWaH salvador], a gêneses composta, queria se fazer conhecido e só havia um único caminho, enviando a sua Palavra, esvaziada de toda a sua gloria e poder (Fp 2:6, 7), tornando-a menor que sua origem [Pai (Jo 14:28)], para ser compreensiva aos homens, caso ao contrario ela seria semelhante a um estrondo ou trovão (Ex 20:18 a 21; Jó 37:2; Ez 3:12 ).
Na medida que os homens lêem sua Palavra (bíblia) ela vai formando, retratando uma imagem desse Deus invisível devido ao seu tamanho (Cl 1:15), pois, essa Palavra é a expressão exata desse Deus (Hb 1:3). Então eu posso dizer que o nome dessa Palavra também é “YeoHWaH salvador” [YesHua], pois é um nome que esta acima de todo nome, então leva o nome do Pai, [YeoHWaH salvador = YesHua = Jesus (Fp 2: 9 a 11)]
Os homens tanto podem rejeitar como deixar-se disciplinar, administrar ou gerenciar por essa Palavra comungando com o Espirito dela, que também tem, por analogia, o mesmo nome da Palavra desse Deus, que é “YeoHWaH salvador” [YesHua = Jesus].
Ora, então são três Divindades singulares iguais: o Pai (2ºPe 1:17; Fp 2: 11), a Palavra (Jo 1:1; Jo 20:28) e o Espirito Santo (Jo 4:24; At 5:3, 4) com o mesmo nome “YeoHWaH salvador”. Que integrados entre si, tem como produto final, matematicamente, um único verdadeiro Deus composto em potencial [1x1x1=1³ (Is 44:6; Is 46:9)], ou seja Elohim [deuses = deusissimo = superlativo de Deus] chamado “YeoHWaH salvador” [YesHua] ou “Elohim salvador” [Elisua (Is 43:3, 11], a gêneses composta [Pai = YesHua = Elisua].
Os três juntos constituem uma única “Suprema Divindade Composto” chamada Elohim [Pai = Gêneses composta da criação = Deus], a isso nós damos o nome de “SANTISSIMA TRINDADE”.
O homem é também proporcional a Deus, pois tem as características de Deus, por exemplo, é criador, governa o mundo, tem três pessoas singulares iguais integradas dentro de si totalizando um único Ser composto. Semelhante a Deus, ele se faz conhecido através de sua palavra, expondo-a por via internet, por carta, por telefone, pela televisão, etc. Então o atributo ao homem como a imagem e semelhança de Deus esta justificada (Gn 1:26), pois ele também é uma trindade.
A trindade no Homem: – O Homem é a FONTE (pai ou mãe) da sua palavra e sua palavra é sua FILHA, e ele com sua palavra tem um único ESPIRITO que administra os seus projetos e suas obras, e os três [Fonte, Palavra e Espirito] juntos constituem um único “Ser Humano composto” com um único nome que é o dele mesmo.
A trindade em Deus: – Deus é a FONTE (pai) da sua Palavra e sua Palavra é sua FILHA, e Ele com sua Palavra tem um único ESPIRITO que administra os seus projetos e suas obras, e os três [Fonte, Palavra e Espirito] juntos constituem um único “Ser Divino Supremo Composto” com um único nome que é “Jesus” ou “Yeshua” [YeoHWaH salvador].
Para um entendimento melhor: Se eu tenho um cubo de um quilometro de altura e um outro cubo de um centímetro de altura, então eu digo que eles não são iguais, mas, semelhantes (proporcionais, parecidos) porque ambos tem as mesmas características e imagem, porem, de tamanhos diferentes, mas ambos são cubos.
Da mesma forma acontece com Deus e o Homem, ambos são semelhantes, pois, Deus é infinitamente maior (deusão) e o Homem é a imagem infinitamente menor (deusinho Sl 82:6) e ambos são identificados como “Elohim”. Portanto, nos somos a “Imagem de Deus” quando as pessoas vêem Yeshua (Jesus) em nós, pois, Ele é Deus.
Cuidado!!! – O Homem tem corpo (pequeno tabernáculo), alma (psique ou palavra como alicerce do corpo) e espirito (essência ou sopro de vida que habita no corpo). Deus também tem Corpo (que é a igreja ou tabernáculo vivo), Alma (Palavra como alicerce do tabernáculo vivo) e Espirito Santo (que é a essência que habita no tabernáculo vivo), porem, isso nós não chamamos de “Trindade” mas de “Semelhança”

03) – No evangelho de João, Jesus é monoteista e declara que o Pai é o único Deus verdadeiro (Jo 17: 3), mas o próprio apostolo João, também monoteista, revela que o filho [Jesus] é o Deus verdadeiro e a vida eterna (1ºJo 5: 20; Jo 1: 1 a 3 compare com At 4: 24; Cl 1: 16; Sl 33: 6). Ora , em quem eu devo acreditar, no mestre ou no discípulo???
Ora, em ambos porque no evangelho de João (Jo 17: 3) Jesus esta ungido (empossado) com uma porção de Espirito relativo de sumo sacerdote intercedendo pela congregação como se fazia la no templo na sala do santo dos santos (Lv 16: 15 a 17). Já na carta joanina (1ºJo 5: 20) Jesus se apresenta como Deus porque ele esta na sua plenitude total integrada do seu Espirito.

04) – O profeta Isaias revela que o messias é Deus e Pai (Is 9: 6) e ao mesmo tempo prega o monoteísmo revelando que não existe e nem há outro Deus semelhante alem do Deus de Israel (Is 44: 6; Is 46: 9). Seria Isaias um falso profeta??? Seria Deus o nosso avô porque o Messias é Pai???
É claro que não. O fato de a Palavra de Deus expressar exatamente Deus (Hb 1: 3; Jo 5: 18; Cl 1: 15) isso implica numa condição de igualdade, pois o Filho e o Pai são um (Jo 10: 30 a 33) da mesma forma como 7=7 ou 7=6+1 ou 7=5+2 ou 7=4+3 ou 7=3+3+1 ou… ou 7=1+1+1+1+1+1+1, então há varias formas de expressão mas a condição de igualdade permanece. A palavra “Pai” significa fonte ou gêneses. Deus criou tudo através da sua “Palavra”, foi necessário que Ele falasse “haja, produza, povoem” (Gn 1), para que de fato houvesse tudo, caso ao contrario, não existira nada. O Pai [YeoHWaH] faz o projeto, o Filho [YeoHWaH] como mestre de obra executa (Sl 33: 6; Jo 1: 3; Hb 11: 3) e o Espirito Santo [YeoHWaH], administra ou gerencia (Gn 1: 2), é como uma empresa, os três juntos são igualmente Divindades responsáveis pela criação, porem com ocupações diferentes, então, eles são a “gêneses composta” de toda criação [Pai = Elohim].
. O Pai é criador (Gn1:1), o Filho é criador (Jo 1:3; Cl 1:16 e 17) e o Espirito Santo é criador (Jó 33:4; Sl 104:30; Sl 33:6), mas os três são um único verdadeiro Elohim [Deus trino] soberano criador (Is 54:5).
Tudo é sustentado pela Palavra (Hb 1: 1 a 3: Ap 3: 14), pois, sem ela de nada adianta projetos e administrações. Isaias teve essa maravilhosa revelação!!!

05) – Jesus disse pessoalmente que ninguém jamais ouviu e viu o Pai (Jo 5: 37; Jo 6: 45 e 46), e o apostolo João também teve essa revelação com relação a Deus (Jo 1: 18; 1ºJo 4: 12). Então de quem é aquela voz que veio do céu quando Jesus estava sendo batizado no rio Jordão?? (Mt 3: 17; Is 42: 1).
Ora, Jesus já havia recebido a unção de “porção relativa ao espirito de servo” (Jesus servo) no ventre de Maria (Fp 2: 7) e naquele momento estava recebendo, em forma corporia de pomba, uma outra unção de “porção relativa ao Espirito de cordeiro” (Jesus cordeiro) e aquela voz é a Palavra [Jesus], que esta no seio do Pai (Jo 1: 18), que expressa, através da fala, a vontade do Pai, confirmando para João Batista, de que aquEle era o cordeiro (Jo 1: 29).
Por outro lado, quando diz que “ninguém jamais viu a Deus”. o texto bíblico expressa a incapacidade da criatura humana de conhece-lo plenamente fora do canal que o próprio Deus determina: fora de Cristo [Verbo], não ha como conhece-lo. A pessoa do Verbo [Jesus] é a imagem e expressão do próprio Deus (Cl 1:15; Hb 1:3). Veja bem, quem conhece Jesus conhece a Deus (Jo 14:7 a 9), então Jesus é Deus (Rm 9:5; 2ºPe 1:1).

06) – Se ninguém jamais ouviu e viu a Deus (Jo 5: 37), então quem falava com os patriarcas, Abraão, Moisés, Davi e os profetas???
Jesus [Palavra] esvaziou-se de sua gloria e encarnou e falou, literalmente com Abraão!!! (veja Jo 8: 56 e 57 e compare com Gn 18).
Jesus [Palavra], cheia de glória, falou e mostrou-se a Moisés!!! (Nm 12: 6 a 8; Ex 33: 22, 23). Quanto ao anjo [mensageiro] na sarça, é um meio de Jesus [Palavra] se expor, porque Ele é ilimitado e tudo pode, inclusive ser anjo, porque Ele é Deus (Jo 1:1), identificando-se a Moisés como o Deus de Abraão, Isaque e Jaco (Jo 8:58; Ex 3:1 a 6; Ex 3:14), pois fora de Jesus [Palavra], não tem como ouvir e ver a Elohim [Deus trino].
Davi era intimo com Jesus recitando salmos para Ele!!! (Lc 20: 41 a 44; Sl 110: 1). Deus [Filho] falava com os profetas em sonhos, visões e enigmas (Hb 1: 1; Nm 12: 6 a 8).
Isaias viu Jesus e o Espirito Santo (Jo 12:41; compare Is 6:1 a 8 com At 28:25, 26). A Palavra [Jesus] é o (não um) caminho (Jo 14:6) e o que passar disso é heresia.

07)- Os apóstolos declaram que Deus ressuscitou a Jesus Cristo (At 3: 15; At 4: 10; Gl 1: 1), mas Jesus declara publicamente que ele ressuscitaria o seu próprio corpo!!! (Jo 2: 19 a 22). Se Jesus é a ressurreição (Jo 11: 25), então como pode Deus ressuscitar a própria ressurreição???
É obvio que quem morreu foi o Jesus Ungido (Cristo) na porção relativa ao Espirito de cordeiro e quem o ressuscitou foi o Jesus ungido na porção relativa ao espirito de ressurreição (Jo 11: 25). Pois, Jesus disse: Por isso o Pai me ama, porque dou minha vida para tornar a toma-la. Ninguém (nem o Pai) a tira de mim, mas eu espontaneamente a dou. Eu tenho autoridade para dá-la, e autoridade para tornar a toma-la. Este mandamento recebi de meu Pai (Jo.10:17,18). Elohim, o Deus trino, a gêneses composta, ressuscitou o cordeiro pelo único caminho: Jesus ungido na porção relativa ao Espirito de ressurreição.

08) – Jesus nega ser bom e Deus??? (Lc 18: 18 e 19).
Ora naquela ocasião ele estava na unção de porção relativa ao Espirito de mestre e ser bom é uma qualidade de Deus.
É indispensável ter em mente, que Jesus conhecia as intenções dos homens (Mc 2:8; Jo 2:24). O fato é que aquele homem não lhe reconhecia a deidade, pois, via Jesus como um mestre, dentre tantos. A resposta de Jesus na forma de questionamento, poderia ser assim apresentada: Se eu não sou Deus, mas outro mestre, por que me chamas bom, já que bom é só Deus?

09) – Jesus declara que seu Pai é nosso Pai e seu Deus o nosso Deus (Jo 20: 17). É a Palavra [Jesus] um Deus inferior sujeito a um Deus supremo???. Isso não é politeísmo???
É obvio que não, senão estaríamos contrariando a carta aos hebreus (Hb 1: 3), aos filipenses (Fp 2: 6), o evangelho de João (Jo 5: 18; Jo 10: 30 a 33) que revela que o filho é igual ao Pai.
Quando a Palavra de Deus [Jesus], que esta no seio do Pai (Jo 1: 18) com toda a sua plenitude de Espirito, ativa para fora de si, por exemplo, um ministério com uma porção relativa ao Espirito de cordeiro, dizemos que esse cordeiro é oriundo [filho ou descendente] da própria Palavra [fonte]. Portanto quem fala nesta ocasião (Jo 20: 17) não é Deus Palavra, mas, o “cordeiro ressuscitado Jesus”, que tem como Pai e Deus a Divindade Suprema Composta, que é constituída: pela Palavra [Jesus], pela origem ou fonte da Palavra [Jesus] e pelo Espirito da Palavra e Fonte [Jesus], ou seja, o Deus trino Elohim [Pai = gêneses composta]. Observação: Não confunda Pai (Fonte) da Palavra com Pai (gêneses composta) da criação.
Quero lembrar que o nome Jesus na forma hebraica é YesHua que é a contração da expressão YeoHWaH + sua (salvador).
Você pode observar isso também no apocalipse (Ap 5: 1 a 8), onde o Deus Trino Elohim [Pai = gêneses composta], que esta assentado no trono, entrega um documento de propriedade [livro] para o cordeiro Jesus (não para a Palavra), pois, foi ele [ o cordeiro] que nos comprou, como escravos no mundo, por um alto preço tornando-se o nosso Senhor (que significa Amo, Dono, Proprietário). Para você ter uma idéia como era feita uma transação de compra e venda na época, veja em Jeremias (Jr 32: 6 a 14). Por isso Satanás luta contra o cordeiro Jesus [plano de salvação], para destruir, matar e roubar sua propriedade adquirida (Ap 17: 14).

10) – Porque Deus abandonou Jesus na cruz (Mc 15:34)??? No Getsêmani, como pode alguém que é a Vida (Jo 14:6) estar profundamente triste até a morte??? Como pode alguém que pode nos deixar a paz (Jo 14: 27) sentir pavor, angustia, agonia, seu suor se tornar como gotas de sangue, orar sem cessar apelando ao Pai para livra-lo???(Mt 26:38,39; Mc 14:33,34; Lc 22:41 a 44).
De acordo com o Antigo Testamento uma pessoa que pecava era réu de morte. Mas, Elohim [Deus trino] era tão misericordioso que permitia que um animal [tipificando o Jesus ungido na porção relativa de cordeiro] assumisse a sua culpa e morresse no seu lugar para a remissão do seu pecado (Lv 1:1 a 17). Jesus é hoje o ungido na porção de Espirito relativo ao cordeiro que assume nossa culpa, tornando-se maldito e o próprio pecado (Dt 21: 23; Gl 3: 13; 2ºCo 5: 21; 1ºPe 2: 25), tanto é que Elohim [Deus trino] o rejeitou, devido a sua santidade, porque Deus nada tem com o pecado. Era a consumação do plano redentor citado em Isaias 53.
Tem mais!!!, alem dele ser o empossado cordeiro Jesus ele também é ao mesmo tempo o empossado sumo sacerdote Jesus, que entra na sala do Santo dos santos, com o sangue do cordeiro Jesus, para interceder por nós no Templo Vivo Espiritual que é a igreja.
No Getsêmani [que significa lugar onde se prensa a azeitona para extrair o azeite], Jesus ungido “como cordeiro”, foi prensado, como a azeitona, por causa de todas as nossas enfermidades, dores, angustias, pavor, tristezas, agonias, extraindo dele em forma de suor a vida, pois o sangue é a vida (Lv 17: 11), e aos poucos ele foi perdendo o Espirito de Vida [azeite] e sendo possuído pelo espirito de morte, mas Elohim [Deus trino] fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos, ele foi oprimido, moído e humilhado, mas não abriu a sua boca, como cordeiro foi levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores Ele não abriu a sua boca, pois Ele estava dando a sua vida como sacrifício pelo pecado de toda humanidade (Is 53: 1 a 12). O cordeiro Jesus apelou sim!!!, devido a sua natureza na ocasião.

11) – O Cordeiro era sem mancha para expiar o pecado, e Satanás precisava sabotar o plano de salvação, manchando-o e aproveitou a ocasião, devido a sua natureza humana. Sim, Jesus sofreu tentação (Mt 4: 7), mas quem disse que Deus não pode ser tentado?
Existe um mandamento, que diz: “Não tentaras o Senhor, teu Deus” (Dt.6:16). Então quando a Bíblia diz “Não matarás” ela afirma que estamos impossibilitados de matar? Não. Além do mais todo o versículo 16 de Dt.6 diz o seguinte: “ Não tentaras o Senhor, teu Deus, como o tentaste em Massá”. O que o texto está dizendo afinal. Tentado Deus até pode ser, mas não se dobra à tentação (Ex 17: 7), assim ocorreu também com Jesus

12) – Sim o cordeiro Jesus morreu, e Deus não morre. Concordo nisso plenamente. O homem Jesus tipificando o cordeiro, morreu (Iº Tm.2: 5). Em IºPe. 3: 18 afirma com clareza ”… morto, sim, na carne, mas vivificado no Espírito”. Note bem é dada uma ênfase na natureza carnal, afinal o mediador é Jesus Cristo homem (IºTm. 2: 5), e assim sua carne era sujeita à lei natural, mas não o Eterno que estava encarnado nele.

13) – Jesus orou? Sim. E isso não o afasta de ser Deus encarnado. Jesus é um exemplo a ser seguido. Enquanto ungido na porção relativa de espirito de servo, orava ao Pai. Engraçado, quando Estevão morreu orou a Jesus, dizendo: “ Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (At 7:59). Porque ele orou a alguém que não é Deus? É porque de fato ele é Deus e Senhor (Jo 20:28).

14) – Com relação à revelação, se você quiser seguir ao pé da letra, então teremos um grande problema. Nem mesmo o pai seria onisciente, pois Jesus recebeu um nome que só ele sabe qual é (Ap 19: 12), e assim, literalmente, se ele não é Deus, logo Deus não sabe que nome é esse. Além do mais, se tivermos de usar os textos da escritura como se está usando a fim de provar que Jesus não é o Deus encarnado, então chegaremos à conclusão de que nem o Pai é Deus, pois se Deus é onisciente, mas não Jesus. Então por que ele teria perguntado onde Adão estava escondido (Gn.3: 9)??? Sabia ele onde estava Abel (Gn 4: 9)??? Sabia ele o que estava acontecendo em Sodoma e Gomorra (Gn.18: 20,21)??? Entenda bem. Não estou duvidando da onisciência de Deus, mas dizendo que se um argumento como estes afirma que Jesus não é Deus do universo, o mesmo deveria ser válido para o Pai.
Ademais, muitos outros versículos podem ser usados para se afirmar que Jesus não é onisciente. Há quem cite Mt.24:36, dizendo que se nem o Filho sabe do dia de sua vinda, então ele não é onisciente.
Logo após a sua ressurreição os discípulos achegaram-se a Jesus e perguntaram se ele restauraria a Israel naquele tempo. Qual foi a resposta de Jesus? Não sei?; Só o Pai sabe? Não! Ele apenas disse que não convinha aos discípulos saberem as estações que o Pai estabeleceu por seu próprio poder (At.1: 6-7).
Assim, vejo que não há contradição em se acreditar que Jesus é o Deus de Israel encarnado.

15) – Deus tem toda autoridade, mas, Jesus recebeu toda autoridade (Mt 28:18), ou seja, ele não tinha nenhuma autoridade, isso coloca-o numa posição inferior???.
É claro que não. Ora nesta ocasião quem fala é o Jesus ungido na porção de espirito de cordeiro ressuscitado, o nosso Proprietário (que significa Senhor), pois, nos comprou com seu sangue e venceu a morte, recebendo assim, novamente, a autoridade e glória a qual tinha se despojado antes, espontaneamente (Fp 2:6 a 8; Jo 17:5).
Então ele sempre teve autoridade. Para você entender melhor, por exemplo: em Jo 12:47 e 48 é o Jesus empossado na porção de Espirito de Salvador é quem fala, e adverte aqueles que rejeitam a sua palavra, sobre o julgamento de um certo juiz [Jesus] que é a sua própria palavra (Jo 5:22).
Veja bem, são vários ministérios distintos que Jesus assume: o cordeiro, o salvador, o juiz, o sumo sacerdote, etc.

16) – O “cordeiro Jesus” ordenou o batismo desta forma: em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (Mt 28:19). Mas os apóstolos batizavam as pessoas somente em nome de Jesus (At 2:38; 8:16; 10:48; 19:5).
Estariam os apóstolos judeus, contrariando a ordem de Jesus tornando-se eles, hereges e hipócritas???. Então a quem devemos seguir, Jesus ou os apóstolos ???.
O nome Jesus convertido para o hebraico fica Jesua ou Josué ou YesHua que significa YeoHWaH salvador.
O Pai é salvador e Deus (Tt 3:4; 2ºPe 1:17), o Filho é salvador e Deus (Tt 2: 13; Jo 1:1; At 20:28), o Espirito Santo é salvador e Deus (Tt 3:5; At 5:3 e 4).
Os três formam uma única (echad) Divindade Suprema Composta responsável pela obra de salvação, porisso, é creditado para os três, a glória dos frutos da salvação.
Portanto os três são um (echad) só Salvador e Deus [gêneses composta (Is 45:15)] com o mesmo nome YeHoWaH salvador ou YesHua ou JESUS. Os apóstolos tinham essa revelação!!!, e batizavam no nome de Elohim YesHua [Deus trino Jesus, o salvador].
Portanto, tanto o evangelho de Mateus como o livro de Atos estão, profundamente, corretos.

17) – Em 1ºCo 15:24 a 28 esta escrito:…E então, vira o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai…, então o próprio Filho se sujeitará aquele que todas as cousas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. Ora, é Yeshua [Jesus] menor ou inferior ao Pai???
Eu sou engenheiro e trabalho em uma empresa ocupando o cargo de projetista e tenho um gerente, que também é engenheiro. Ora nós dois somos IGUALMENTE engenheiros, mas, exercemos ocupações diferentes e isso não me torna menor que ele, embora, eu esteja sujeito ao administrador, pois, sem projeto não existe administração. Ora o projetista esta voltado para a área técnica e o gerente para a área administrativa, são duas coisas distintas.
Por outro lado, se você passa a me conhecer, via internet, através da minha palavra, isso implica que a minha palavra está no mesmo pé de igualdade comigo, pois ela é a expressão exata do meu “ser” que produz, na tua mente, a imagem da minha pessoa, embora, ela esteja sujeita a minha vontade.
Ora!!!, com Deus não é diferente, pois, a Palavra de Deus [Yeshua, (Jo 1:1)] é também a expressão exata de Deus (Hb 1:3) e também a imagem do Deus invisível (Cl 1:15) que esta sujeita a vontade do Pai (Jo 6:38), e está no mesmo pé de igualdade com Deus, pois, esta escrito que: “…pois, ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o SER IGUAL a Deus…”, ou seja, ele não julgou como roubado, por alguém, o titulo de “ser igual a Deus”, muito pelo contrario, ele se esvaziou de sua “deidade” espontaneamente (Fp 2:6 a 11). Portanto, em 1ºCo 15:24 a 28, esta dizendo que: quando tudo estiver sujeito a Palavra de Deus [Yeshua = escrituras sagradas (Ap 22:13)], nós seremos um com Yeshua e ele um com o Pai (Jo 10:30) a fim de que sejamos aperfeiçoados na unidade santa (Jo 17:21 a 23).

18) – Em Hebreu (Hb 5:8) esta escrito:”…embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu…” Ora, se ele aprendeu a obediência, então ele nada sabia e Deus tudo sabe???
Se você analisar o versículo anterior (v.7), perceberá que o v.8 trata-se de Yeshua empossado somente na porção relativa ao espirito de cordeiro e não de Yeshua como a Palavra de Deus que é Deus que tem a plenitude total do Espirito Santo. E tem mais!!!, no v.10 Yeshua é empossado com porção relativa ao espirito de sumo sacerdote. Veja bem, são dois ministérios diferentes que Yeshua foi empossado após ter assimilado (aprendido), pois, havia se esvaziado de toda sua sabedoria, fortaleza e gloria que tinha antes (Jo 17:5; Lc 2:40), assumindo a forma humana ficando sujeito a natureza humana (Fp 2:7). Portanto, houve um processo de reintegração do Espirito de Yeshua até atingir, novamente, a plenitude total do Espirito (Cl 2:9).

19) – A uma fato curioso em todo o novo testamento quando o apostolo Paulo refere-se a Yeshua como: Cristo Jesus, Jesus Cristo e Senhor Jesus Cristo, verifique, por exemplo, em 1ºCo 1:1 a 3, ele atribui esses três termos em uma só carta. Engraçado!!! Porque???
CRISTO JESUS – Fica entendido que entre muitas pessoas que, naquela ocasião, se chamavam Jesus [Yeshua] apenas uma era o Cristo [Mashiach, Messias, empossado, ungido.]
JESUS CRISTO – Fica entendido que ele faz referencias a Jesus [Yeshua] ungido [Mashiach] independente do ministério que ele ocupa no momento. É lógico que quando ele se refere a Jesus Cristo que Deus [Divindade Composta = Pai, Filho e Espirito Santo] ressuscitou, ele esta fazendo referencias apenas ao ministério de cordeiro ressuscitado.
SENHOR JESUS CRISTO – Naquele tempo haviam os mercados de escravos e quem comprava escravo se tornava Senhor do escravo, ou seja, Amo, Dono, Proprietário.
Ora, nós éramos escravos do mundo e fomos comprados pelo Cordeiro Yeshua por um alto preço, o seu sangue. Portanto ele, especificamente, Cordeiro Yeshua, passa a ter o titulo de “Senhor” no momento que ressuscitou, pois venceu a morte.
Portanto esse título “Senhor” é exclusivo do “CORDEIRO YESHUA”, não de Yeshua no ministério de sumo sacerdote, pastor, mestre, juiz, etc…Você pode observar isso também no apocalipse (Ap 5: 1 a 8), onde o Deus Trino Elohim [Pai, Filho e Espirito Santo], que esta assentado no trono, entrega um documento de propriedade [livro] para o nosso comprador o “Cordeiro Jesus” ( que é um dos ministérios da Palavra).
CONCLUSÃO: – quando a bíblia reza “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” ela esta referindo-se ao Deus trino Elohim (Pai, Filho e Espirito) que é Pai [Origem] desse ministério de “Cordeiro” pois procede dele mesmo. Então, exclusivamente o Cordeiro Jesus, é o “Senhor”, porque quem compra tem esse titulo.

20) – Precisava Deus de um anjo, na sarça, para falar por Ele e de Moisés para libertar o povo de Israel que estava escravo no Egito???. Deus não poderia fazer isso sozinho???. A libertação de Israel, do Egito, compete a Deus ou a Moisés ou aos dois???.
Ora, Deus é ou não é onipotente???.
Literalmente, esta bem claro que aquele anjo se identificou como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó (Ex 3:2 a 6), caso ao contrario Deus estaria na dependência desse anjo tornando-se impotente. Deus pode manifestar-se exercendo vários ministérios da forma que lhe convém, como cordeiro, sumo sacerdote, juiz, pastor, mestre, etc e inclusive como um anjo ou mesmo ser um homem lutando ao teu lado no teu dia a dia como fez com Josué (Js 5:13 a 15). Deus é ilimitado, portanto, não existe fronteiras para o Deus vivo. Se ele quiser ser o menor ou o maior ele pode, por que ele é Deus o grande El Shada-day.
Para que nenhum homem se justifique no dia do juízo final, Deus escolheu e possuiu um povo, sobre a face da terra, para servir como testemunha dele (Is 43:10; At 1:8) e também para advertir outros povos a respeito de suas transgressões levando-os a conversão ao Deus vivo (Ex 4:30, 31; Mc 16:15 a 18).
Portanto o Espirito Santo de YeoHWaH Salvador [YesHua], ou seja, Jesus (At 16:6, 7; Gl 4:6), possuiu Moisés, ou seja, tabernaculou (habitou) em Moisés constituindo-o como Deus (Ex 4:16; Ex 7:1) e operou grandes sinais e prodígios para que todo povo, de Israel e na face da terra, o conhecesse e soubesse que ele é o Senhor (Ex 4:21; Ex 7:3 a 5; Ex 10:1 a 3; Ex 11:9), caso ao contrario, ele poderia ser confundido com outros falsos deuses, como por exemplo, os egípcios poderiam achar que seus deuses estavam irados com eles e repreendendo-os com aquelas pragas.
Devido Deus ser infinitamente enorme, em todos os sentidos, tornou-se impossível conhece-lo. Mas o homem queria conhece-lo, e começou a procura-lo, mas, acabou se perdendo e cultuando outros deuses, porem falsos, tornando-se escravo deles. E isso magoou o verdadeiro Deus. Então Deus usou um único meio de se fazer conhecido, enviando a sua Palavra dentro dos moldes humanos (Jo 1:18; Jo 14:6; Fp 2:6 e 7).
Da mesma forma como as pessoas se conhecem através de palavras, por exemplo via Internet, Deus enviou sua Palavra poderosa, não somente para torna-lo conhecido, mas, também para nos libertar da escravidão com os falsos deuses (Lc 4:16 a 21).
Mas como a constituição do seu reino diz: que o preço da transgressão da lei é a morte de quem transgrediu, ou de alguém que assumisse a sua culpa, então, a Palavra assumiu, entre muitos, um ministério especifico, com o propósito de comprar a todos que crêem nela (Jo 1:11 a 13), por um alto preço, seu sangue, assumindo a nossa morte. Então a Palavra se tornou Senhor, que significa Proprietário ou Dono. E ressuscitou para nossa justificação (Rm 4:25).
È evidente que, como a Palavra retrata e expressa exatamente de Deus (Hb 1:3; Cl 1:15), então, ela se torna um com sua origem (Pai, Fonte), fazendo-se igual a Deus (Jo 10:30 a 33). Então ao mesmo tempo que a Palavra se torna Senhor, a sua origem (Pai, Fonte), também se torna Senhor , pois ambos são um. Portanto a um só Senhor, um só Deus, um só Salvador, um só Criador, um só Pastor, um só Mestre, um só Espirito, um só Pai…

21) – Se Deus é onipresente e onisciente, então, por que Ele desceu para falar com Abraão e ver o que acontecia em Sodoma e Gomorra (Gn 18:20, 21). Por que Ele teria perguntado onde Adão estava escondido (Gn 3:9). Sabia ele onde estava Abel (Gn 4:9)
Acreditamos que as Escrituras Hebraicas são exatas em seus conceitos, somos nos que às vezes não temos a leitura correta desses conceitos.
No caso de Adão e Abel: Com certeza eles não estavam brincando de esconde-esconde. Então por que a pergunta: “onde estas tu Adão?”. Devemos entender que quando Adão foi formado, ele foi colocado numa posição especial, que nos chamamos de “posição original”, nessa posição, ele tinha todos os atributos próprios dados a ele antes da queda, por exemplo, domínio, realeza, vida eterna, Companhia do Eterno. …etc..
Quando aconteceu a queda o homem mudou de posição, agora se encontrava no que chamamos de “posição de pecado”, pois sabemos que o pecado faz “separação” entre o Criador e o homem. Só que no início o homem não tinha consciência dessa mudança.
A pergunta foi feita, não porque o Eterno NÃO sabia onde estava Adão, mas para que o homem criasse consciência de que ele, como homem original, estava longe, separado, distante da posição espiritual em que foi criado.
As mudanças aconteceram no homem, e não no Eterno, Ele não muda, é sempre o Mesmo, agora, para demonstrar isso com fatos, Adão foi expulso do Edem, lugar original, lugar de habitação e lugar de comunhão …..
Deveria vir, um “segundo Adão” de acordo com Paulo, para mostrar o caminho de volta, pois salvação é também restauração de todos os atributos perdidos, incluindo a posição que nos tínhamos antes do pecado.
Note-se que a pergunta foi feita ao homem … “Onde estas TU Adão?” para que entendesse que era ele, o homem, que não estava mais no mesmo lugar de comunhão e encontro com seu Criador.
Salvação e Restauração é antes de mais nada criar consciência que devemos voltar para a “casa do Pai” (parábola do filho pródigo).
Analise as outras passagens sob essa mesma ótica.

22) – OS APOSTOLOS SE CONTRADIZEM???… Muitas pessoas deixam de exercer fé na bíblia sagrada devido a aparentes contradições entre informações dos apóstolos. Ora o apostolo aparentemente, contradiz a si mesmo. Ora a contradição aparente é generalizada entre eles. Observe:
PAULO nessas cartas relata: Que existe um só Deus e um só Senhor (1ºCo 8:6; Ef 4: 5 e 6), dando a entender que, Deus não é Senhor e nem o Senhor é Deus.
Que o Senhor é o Espirito (2ºCo 3: 17 e 18). Que Jesus é o Deus de Israel (Rm 9:5). Que Jesus não só é Deus como o Salvador (Tt 2:13). Que Jesus é o Salvador (Tt 1:4; 2ºTm 1:10; Fp 3:20; Rm 10:13).

Conclusão:
Paulo afirma que Jesus é, Deus, Senhor, Salvador e Espirito, e ao mesmo tempo se contradiz!!!.
JUDAS escreve que Jesus é o único Soberano e Senhor (Jd 4), dando a entender que Deus não é Soberano e nem Senhor!!!. TOMÉ declara, publicamente, que Jesus é Senhor e Deus (Jo 20:28)!!!.
JOÃO relata: Que Jesus disse que o Pai é o único verdadeiro Deus (Jo 17:3), mas João afirma que Jesus é o verdadeiro Deus (1ºJo 5:20)!!!. Que Deus é espirito (Jo 4:24). Que a Palavra é Deus e é Jesus (Jo 1:1; Jo 5:18). Que confusão!!!
PEDRO relata: Que Jesus é Deus e Salvador (2ºPe 1:1)!!!. Que o Espirito Santo é Deus (At 5:3 e 4)!!!. LUCAS relata que Jesus é o Salvador (Lc 1:46 e 47; Lc 2:11)!!!.
ISAIAS revela que Deus é o único Salvador (Is 12:2; 43:3; 43:11; 45:15), que não há outro Deus alem dele (Is 44:6; 46:5 e 9), mas revela que Jesus também é Deus e Pai!!!. MARCOS revela que Jesus se fazia igual a Deus (Mc 2:5 a 7)!!!. MATEUS revela que Jesus é Deus conosco (Mt 1:23)!!!.
Então!!!. Como é que se explica tudo isso, sem contradizer um só versículo na bíblia sagrada???
Devido Deus ser infinitamente enorme, em todos os sentidos, tornou-se impossível conhece-lo. Mas o homem queria conhece-lo, e começou a procura-lo, mas, acabou se perdendo e cultuando outros deuses, porem falsos, tornando-se escravo deles. E isso magoou o verdadeiro Deus. Então Deus usou um único meio de se fazer conhecido, enviando a sua Palavra dentro dos moldes humanos (Jo 1:18; Jo 14:6).
Da mesma forma como as pessoas se conhecem através de palavras, por exemplo via Internet, Deus enviou sua Palavra poderosa, não somente para torna-lo conhecido, mas, também para nos libertar da escravidão com os falsos deuses (Lc 4:16 a 21).
Mas como a constituição do seu reino diz: que o preço da transgressão da lei é a morte de quem transgrediu, ou de algum animal que assumisse a sua culpa, então, a Palavra assumiu, entre muitos, um ministério especifico de cordeiro sem macula com o propósito de comprar a todos que crêem nela (Jo 1:11 a 13), por um alto preço, seu sangue, assumindo a nossa morte.
Então a Palavra se tornou Senhor, que significa Proprietário ou Dono. E ressuscitou para nossa justificação (Rm 4:25).
È evidente que, como a Palavra retrata e expressa exatamente Deus (Hb 1:3; Cl 1:15), então, ela se torna um com sua origem (Pai, Fonte), fazendo-se igual a Deus (Jo 10:30 a 33).
Então ao mesmo tempo que a Palavra se torna Senhor, a sua origem (Pai, Fonte), também se torna Senhor. Portanto a um só Senhor, um só Deus, um só Salvador, um só Criador, um só Pastor, um só Mestre, um só Espirito, um só Pai… , etc.
Um só Pai!!!???. Sim, pois a palavra “pai” significa origem, gêneses. Ora, se a Palavra e sua origem (Fonte) se fazem um (Jo 10:30), então, ambos se tornam “Pai de toda criação”, no mesmo Espirito, ou seja, Elohim [Deus trino] é a “gêneses composta” de toda criação.
O Pai é criador (Gn1:1), o Filho é criador (Jo 1:3; Cl 1:16 e 17) e o Espirito Santo é criador (Jó 33:4; Sl 104:30; Sl 33:6), mas os três são Elohim o único (echad) criador e pai [Deus trino]. Isaias estava certo disso!!! (Is 9:6; 54:5).
Se Jesus é a 23) – verdade (Jo 14:6) é a Palavra (Jo 1:1), então, porque ele ao invés de dizer “…santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade (Jo 17:17), ele não disse:…santifica-os em mim, pois, eu sou a tua palavra e a verdade???
Nesta ocasião quem falava era o Sumo Sacerdote Yeshua [que é uma das derivadas (ministérios) da Divindade Palavra chamada Yeshua que é Deus], intercedendo no Santo dos santos junto a Divindade Suprema Composta, ou seja, a gêneses composta que é o Pai, Filho e o Espirito Santo. (Reveja, para entender melhor, os estudos: “O que é e onde esta a trindade”, e “Os aparentes erros na bíblia e os sete espíritos de Deus”)
Quem enviou o Espirito Santo??? O Filho??? (Jo 15:16 – …quando, porem, vier o consolador, que Eu [Jesus] vos enviarei…), ou o Pai??? (Jo 14:26 – …mas, o consolador, o Espirito Santo, a quem o Pai enviará…)
Com relação a Jo 15:16 – Ora, quem estava falando naquela ocasião era Yeshua Elohim [Divindade composta] que é o Pai, ou se preferir, gêneses composta da criação [Pai, Filho e Espirito Santo]. Quanto a Jo 14:26 – Quem estava falando era o mestre Yeshua (Jesus), que é uma derivação que procede da Palavra Yeshua que esta no seio do Pai (Jo 1:18). Não confunda: Pai (fonte) da Palavra de Deus com Pai (gêneses composta) da criação, caso ao contrario, ganharemos um avó celestial. Heresia!!!!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*